Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Domingo - 05 de Dezembro de 2004 às 08:38

    Imprimir


"Cooperativismo é Economia Social. Fortalecendo a identidade cooperativa". Este é o tema do III Seminário Tendências do Cooperativismo Contemporâneo que começa amanhã e termina na quinta-feira. O evento estará sendo realizado no Hotel Eldorado, em Cuiabá (MT).

O encontro reunirá dirigentes cooperativistas e já tem a presença confirmada do maior líder do Cooperativismo brasileiro, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, na abertura do evento.

"A idéia de fortalecer a identidade cooperativa tem como objetivo avaliar e promover práticas que fortaleçam os princípios universais do cooperativismo", explica o superintendente do Sistema OCB, Marco Aurelio Fuchida. Segundo ele, a proposta do seminário é criar ferramentas e indicadores que possam mensurar o impacto das cooperativas nas comunidades em que elas atuam e avaliar qual o retorno para os associados.

"O modelo participativo de construção do seminário adotado este ano pelo Sistema OCB é o que o diferencia das outras duas edições passadas", continua Fuchida. Ele diz que todos os presidentes e superintendentes do sistema cooperativista já debateram o tema e todas as organizações estaduais da OCB (OCEs) contribuíram para a organização do evento.

"No eixo das quatro tendências discutiremos novos conceitos e práticas que fazem parte e situam o Cooperativismo dentro da Economia Social", finaliza. Para falar sobre Economia Social, foram convidados especialistas em Economia Social da Espanha e da Suécia. O diretor da Fundação Ibero-americana de Economia Social, José Maria Pérez de Uralde, da Espanha, fará palestra sobre "a evolução conceitual e a importância da Economia Social no mundo".

Já o presidente da Seção de Emprego e Política Social do Comitê Econômico e Social Europeu, Jan Olsson, abordará "Economia Social como enfoque de desenvolvimento econômico". As duas palestras internacionais serão ministradas no segundo dia do evento .




Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/366204/visualizar/