Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 03 de Dezembro de 2004 às 23:38
Por: Raquel Barroso

    Imprimir


O Distrito Industrial de Cuiabá está de cara nova. O cenário com ruas sem asfalto, esburacadas, lixo por toda parte, terrenos com criação de animais já faz parte do passado. A Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme) em parceria com a Secretaria de Infra-estrutura (Sinfra) investiu cerca R$ 11 milhões em ações de reestruturação. “Há anos o Distrito Industrial de Cuiabá não recebia investimentos. Cerca de 25 empresas instaladas estavam fechadas. Nossa primeira preocupação ao assumir a direção da Sicme foi buscar parcerias para alocarmos recursos visando a reestruturação e revitalização do Distrito Industrial”, afirma o secretário da Sicme, Alexandre Furlan.

Através da parceria com a Sinfra em 2003 e 2004 foram pavimentados cerca de 148 mil metros quadrados de ruas e avenidas, abertos 55 mil metros quadrados de ruas em terra, feitos 1,5 mil metros de galeria de águas pluviais, 116 mil metros quadrados de limpeza de canteiros, 2 mil metros quadrados de recapeamento e 11 mil metros quadrados de tapa buracos. “Em apenas dois anos foram construídos 34,6% a mais de asfalto que nos últimos 22 anos”, acrescenta Furlan.

“Antes das reformas os empresários que vinham para se instalar em Cuiabá não acreditavam no potencial do Distrito. Agora as empresas estão satisfeitas pois a mudança foi crucial, aumentou a segurança do local e melhorou as vias de acesso”, afirma o presidente da Associação dos Empresários dos Distritos Industriais de Mato Grosso, Jandir Milan

Segundo o Secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Alexandre Furlan, a reestruturação do Distrito Industrial de Cuiabá fez com que ele se tornasse mais atrativo para implantação de novas indústrias no Estado. Desde o início das obras, 34 novas indústrias já se instalaram e outras 25 empresas já fizeram reserva de área. Das 25 empresas que estavam fechadas em 2002, nove já reabriram. Hoje o Distrito possui 155 empresas implantadas, 34 em fase de implantação e 23 com reserva de áreas, com investimentos previstos de aproximadamente R$ 46 milhões”, afirma Furlan.

De acordo com o secretário Adjunto de Desenvolvimento, José Epaminondas Mattos Conceição, para que novas empresas fossem implantadas no Distrito, a Sicme retomou quase 1 milhão de metros quadrados de áreas que não estavam sendo destinadas à industria, mas sim para comércio ilegal, moradia e criação de animais.

“Os empresários estão muito gratos pelo que o Secretário Alexandre Furlan vem fazendo no Distrito. Nesses dois anos, as ações do governo no Distrito são muito maiores do que foi feito nos governos passados. O governo investiu, acreditou e agora novas empresas estão instaladas no Distrito gerando mais impostos, mais Produto Interno Bruto (PIB) para o Estado, mais empregos”, ressalta Jandir Milan.

Além das empresas ali instaladas, a população foi a grande beneficiada. O Distrito Industrial é um grande multiplicador de oportunidades e gerador de emprego e renda. Em matéria de empregos, as 155 empresas da região são responsáveis por 7190 empregos diretos.

No dia 07 de dezembro, às 17h, a Sicme e Sinfra farão a inauguração das obras de reestruturação e revitalização do Distrito Industrial de Cuiabá. A cerimônia de inauguração das obras contará com a presença do Governador Blairo Maggi. O evento será realizado no trevo de acesso ao Distrito localizado na Rodovia dos Imigrantes.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://reporternews.com.br/noticia/366330/visualizar/