Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quarta - 01 de Dezembro de 2004 às 15:07

    Imprimir


O diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, admitiu nesta quarta-feira, no Rio, que a estatal poderá antecipar a decisão de construir uma nova refinaria de petróleo no país, caso se repita em 2005 o crescimento da demanda por derivados verificado em 2004 - quando o consumo deverá fechar o ano em alta de cerca de 4% em relação a 2003.

Ao falar no evento Café com Energia - promovido pela Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP), na Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) - Paulo Roberto Costa lembrou que no Planejamento Estratégico da Petrobras para os próximos anos, a previsão inicial era de que as obras para a construção da nova refinaria começassem em 2007, com a unidade passando a operar no final de 2010.

"O ano de 2005 será chave para a tomada de decisão. No planejamento nós levamos em conta um crescimento médio de consumo da ordem de 2,4% nos próximos anos. Como estamos tendo um ano bastante agradável do ponto de vista do consumo, que hoje já está em cerca de 3,5%, podendo fechar em 4%, nós poderemos antecipar nosso cronograma", afirmou o diretor.

Paulo Costa afirmou, ainda, que a nova unidade – onde a Petrobras deverá entrar com participação minoritária, mas com assento na diretoria e no Conselho de Administração – deverá ser voltada basicamente para o processamento de diesel e QAV (Querosene de Aviação), uma vez que a gasolina e o óleo combustível estão perdendo espaço junto ao consumidor, em detrimento do gás natural veicular (GNV) e do álcool.




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/366565/visualizar/