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Economia
Sexta - 26 de Novembro de 2004 às 08:35
Por: Mariana Peres

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Ainda não está confirmado, mas o presidente da TIM no Brasil, Mário César Pereira de Araújo, confirmou que há interesse da operadora em selar uma parceria com operadora de telefonia fixa, a Brasil Telecom, que acaba de entrar de maneira agressiva, no mercado da telefonia fixa, e com isso, lançando promoções que agregam valor aos dois segmentos. “Acredito que o final do ano vamos ter um parecer da viabilidade da proposta por parte da Agência Nacional de Telefonia (Anatel)”, revela.

Sobre o acirramento da concorrência entre a tecnologia GSM, além da TIM, no Centro-Oeste, está a Claro e recentemente, a Brasil Telecom GSM, Araújo conta que pelo fato da TIM não ter telefonia fixa, “vai lutar pelo mercado com as armas que tem, ou seja evoluir cada vez mais na oferta de novas tecnologias, planos e serviços e temos capital para buscar estas inovações para o Brasil”, argumenta.

Neste balanço de dois anos de atuação com o GSM no Brasil, o presidente destaca que a TIM foi a primeira a lançar a tecnologia na região Centro-Oeste e também a pioneira na oferta de cobertura multimídia e é a operadora móvel com o maior número de clientes com alto valor. A TIM é segundo lugar em receita líquida e base de clientes pós-pagos. Citando cifras da empresa no Brasil, Araújo conta que a TIM Brasil no terceiro semestre contabilizou 462 milhões de euros, cerca de R$ 1,7 bilhão, o que corresponde a 14% da receita do grupo italiano.

Quando cita a importância dos clientes de alto valor – chamado de arpu – o presidente explica que enquanto a média de gastos dos clientes brasileiros com faturas de celular é de R$ 31,5, a concorrência contabiliza média de R$ 29,7 e a TIM, R$ 37,9.

Com dois anos de atuação, a TIM soma 1,9 mil cidades com cobertura GSM e 11,7 milhões de clientes no Brasil, com 20,2% do mercado brasileiro, com 58 milhões de usuários. “Nestes 24 meses, enquanto o Brasil evoluiu no segmento 79% a TIM cresceu 138%. Em todo mundo, 73% dos aparelhos celulares são GSM, ou seja, cerca de 1,1 bilhão de pessoas utilizando esta tecnologia.

A previsão do presidente é de que, baseado em informações da Anatel, o Brasil feche o ano 64 milhões de clientes de telefonia móvel, sendo 13 milhões da TIM. Sem projetar números da operadora para 2005, ele completa apenas prevendo que o Brasil alçance no final do próximo ano, cerca de 74 milhões a 75 milhões de usuários.

Para concretizar a meta de 2004, a TIM está neste final de ano com promoções agressivas neste final de ano, tanto para atrair novos clientes à operadora, para o segmento pré e pós-pago, assim como para os clientes. “Nossa política consiste em previlegiar os clientes também”, justifica Araújo. (MP)




Fonte: Diário de Cuiabá

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