Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 25 de Novembro de 2004 às 11:34
Por: Alex Fama

    Imprimir


Hoje é o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. Em Mato Grosso há um total de 30 mil pessoas que doaram sangue este ano. Em Cuiabá é registrada uma média de 3,3 mil doações por mês. Apesar dos números parecerem altos, as doações não são suficientes ainda para se comemorar, mas já há avanços. E o dia do doador serve para estimular aqueles que já se conscientizaram da importância do ato. A data será comemorada com festa na sede do MT Hemocentro em Cuiabá, das 8h às 17h.

Segundo a responsável pela Captação de Doadores do MT Hemocentro, Rosângela Bufulin de Almeida, o ato de doar sangue não tem nenhum malefício para o doador. "Aquelas coisas que dizem que doar sangue engorda é tudo crença", afirma a técnica. Já os benefícios são muitos. Além do belo ato de cidadania, doadores ganham exames de Aids, Sífilis, Chagas, Hepatite B e C, Malária e HTLV. E ainda, quando se configuram como tal, ficam isentos da taxa para fazer concursos públicos.

O maior problema do MT Hemocentro hoje é manter o estoque de sangue do tipo O-, tipo que pode ser transfundido em qualquer pessoa. "É o sangue usado em uma emergência, ou em uma operação", ressalta a diretora do MT Hemocentro, Eliana Rabanni Lisboa. De acordo com ela, o caso fica mais complicado porque somente 1% da população cuiabana tem este tipo de sangue. Os tipos de sangue mais comuns são O+ e A+ e representam 53% dos doadores cuiabanos.

O MT Hemocentro fica na rua 13 de Junho, 1.055.




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/367201/visualizar/