Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 24 de Novembro de 2004 às 11:37
Por: Anelize Moreno

    Imprimir


Planejar as compras de fim de ano é a melhor alternativa para evitar o endividamento e não começar o ano com o orçamento no vermelho. Gastos desnecessários e parcelamentos com juros devem ser evitados.

O ideal são as compras à vista e a pesquisa de preços antes da aquisição do produto. É importante ainda saber dosar o uso do décimo terceiro salário para aproveitar melhor o benefício.

O economista Aurelino Levy Dias de Campos recomenda ao consumidor fazer uma análise das necessidades da família e selecionar o que é mais importante antes de comprar os presentes de Natal. Na hora de comprar, pagar à vista. Um orçamento equilibrado possibilita o melhor aproveitamento do dinheiro, segundo ele.

Antes de ir às compras é importante levar em consideração dívidas atrasadas e contas a pagar. Todas as pendências devem ser quitadas.

Se existir mais de uma dívida dar preferência sempre àquela com juros mais elevados, evitando assim o desperdício de dinheiro, afirma o economista.

Se for preciso, o consumidor deve abrir mão das compras de fim de ano para pagar dívidas já existentes. "Esse planejamento faz com que o poder de compra aumente no futuro", orienta Aurelino.

As medidas são um pouco duras, mas para o economista é importante que o consumidor não se renda às tentações e à ilusão de que com o décimo terceiro vai poder comprar livremente. É preciso ter o controle sobre os gastos e abrir mão do supérfluo. "Para valorizar o salário é preciso manter a sustentabilidade", completa.

Mesmo se as contas estiverem em dia, o consumidor não deve esbanjar. Planejar as compras é importante também para quem está com o orçamento mais folgado, de acordo com Aurelino.

Se os gastos forem controlados é possivel fazer um investimento a longo prazo ou adquirir um bem de maior valor. "Recomendo que o consumidor compre apenas o essencial e invista parte do dinheiro", acrescenta.




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/367394/visualizar/