Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 24 de Novembro de 2004 às 10:04

    Imprimir


De hoje até sexta-feira, cerca de 35 médicos, enfermeiros e biólogos vão participar de uma capacitação sobre diagnóstico e tratamento de envenenamento por animais peçonhentos, no Hotel Global Garden em Cuiabá. O curso, que também visa melhorar a notificação, é oferecido pela Gerência de Ofiologia da Secretaria Estadual de Saúde.

A gerência pretende mostrar importância das notificações, visto que a partir delas é que o Ministério da Saúde passa a identificar os casos e conseqüentemente faz a liberação do medicamento adequado e específico para cada caso, bem como informar sobre hábitos dos animais peçonhentos, técnicas de primeiros socorros e a melhor forma de se prevenir contra picadas.

Paralelamente a esta ação de capacitação, a Gerência de Ofiologia oferece diariamente exposição dos animais, orientações e explicações sobre as formas de prevenção e o tipo de tratamento adequado em casos de acidentes com picadas, explicações sobre os tipos de soros antiofídicos para alunos das escolas estaduais e o público visitante da Gerência.

”Temos exposição permanente de animais peçonhentos, mais especificamente de cobras dentro de viveiros que se assemelham ao habitat natural desses animais, para demonstração ao público de como vivem, o que comem e suas reações, para melhor orientar sobre a prevenção de ataques”, disse Márcia Alves de Brigo, da Gerência de Ofiologia. O setor registrou de janeiro a outubro deste ano 1.120 casos de acidentes ofídicos. Destes, 85% são causados pelas cobras jararacas.




Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/367431/visualizar/