Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 23 de Novembro de 2004 às 16:37
Por: Mara Carnevale

    Imprimir


No final deste mês, Cuiabá sediará o Campeonato Brasileiro de Goalball (esporte criado para deficientes visuais). Mato Grosso será representado por duas equipes femininas, nas séries A (equipe experiente) e B (equipe novata), além de uma equipe masculina que é bi-campeã brasileira e tri-campeã regional.

O Campeonato é uma parceria da Associação Mato-grossense dos Cegos (AMC), Secretarias de Estado de Educação (Seduc) e de Esporte e Lazer (SEEL), e será realizado entre no período de 28 de novembro a 2 de dezembro.

As equipes são treinadas pela professora e membro da equipe de Educação Especial da Seduc, Nágila Zambonatto, que também é auxiliar técnica da Seleção Brasileira de goalball.

Os treinos são realizados na sede da AMC, todos os dias à noite. A idade dos atletas varia de 17 a 35 anos, sendo que cada equipe feminina conta com cinco atletas, e a masculina com seis. De acordo com Nágila é esperada a participação de 40 equipes, de todo o Brasil.

Atualmente a seleção Mato-grossense de goalball, da série A, conta com duas atletas na seleção Brasileira. Uma delas é Cláudia Paula Gonçalves de Amorim, 28 anos, que além de participar da seleção brasileira, esteve na Paraolimpíada, em Atenas.

A técnica adiantou que a atleta não participará do Campeonato Brasileiro, por apresentar problemas de saúde. “Mesmo sem a Claúdia, que se destaca pela garra e condicionamento físico, confio muito no desempenho da nossa equipe”, disse ela, que afirmou também estar confiante na equipe da série B. “A equipe está tendo uma evolução muito grande, com uma força de vontade incrível”.

CONVÊNIO- A Seduc mantém há três anos, um convênio de repasse de recurso financeiro com a AMC. Este recurso é destinado para a contratação de profissionais nas diversas áreas. Além deste convênio a Secretaria também está apoiando a realização do Campeonato Brasileiro de Goalball.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/367476/visualizar/