Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Terça - 23 de Novembro de 2004 às 15:07
Por: Carolina Miranda

    Imprimir


A Gerência de Ofiologia da Secretaria de Estado de Saúde (Ses) promove entre os dias 24 a 26 de novembro, no Hotel Global Garden, em Cuiabá, a capacitação de cerca de 35 médicos, enfermeiros e biólogos sobre diagnóstico, tratamento de envenenamento por animais peçonhentos e da importância das notificações.

A capacitação tem como meta enfatizar aos profissionais sobre a importância das notificações, visto que a partir delas é que o Ministério da Saúde passa a identificar os casos e conseqüentemente faz a liberação do medicamento adequado e específico para cada caso, bem como informar sobre hábitos dos animais peçonhentos, técnicas de primeiros socorros e a melhor forma de se prevenir contra picadas.“Queremos a partir dessa capacitação fortalecer as ações de Saúde do Estado para esta área específica” disse Márcia Alves de Brito.

Paralelamente a esta ação de capacitação, a Gerência de Ofiologia oferece diariamente exposição dos animais, orientações e explicações sobre as formas de prevenção e o tipo de tratamento adequado em casos de acidentes com picadas, explicações sobre os tipos de soros antiofídicos para alunos das escolas estaduais e o público visitante da Gerência.

”Temos exposição permanente de animais peçonhentos, mais especificamente de cobras dentro de viveiros que se assemelham ao habitat natural desses animais, para demonstração ao público de como vivem, o que comem e suas reações, para melhor orientar sobre a prevenção de ataques e, no caso de ataque, onde buscar ajuda e o medicamento adequado”, disse ela.

Segundo ela, o único tratamento para picadas de cobras peçonhentas é o soro antiofídico. Já para as picadas das não-peçonhentas o procedimento correto é fazer a higienização do local lesado.”

A Gerência de Ofiologia registrou de janeiro a outubro deste ano 1.120 casos de acidentes ofídicos. Destes, 85% são causados pelas cobras jararacas.

Na Capital, o único local que atende pacientes com picadas de cobras é o Centro de Informação Antiveneno (CIAVE), situado no Pronto Socorro Municipal de Cuiabá. É responsabilidade da Gerência de Ofiologia a distribuição de soros antiofídicos aos hospitais da rede pública, além de estudar e catalogar serpentes.

A Gerência de Ofiologia está aberta ao público, de segunda à sexta-feira, das 08 às 18h, situada na Avenida Adauto Botelho S/Nº no bairro Coxipó/Parque da Saúde, Cuiabá-MT.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/367482/visualizar/