Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 19 de Novembro de 2004 às 11:15

    Imprimir


Os palestinos da Cisjordânia e de Gaza não têm claro quem é o político mais adequado para suceder Yasser Arafat na presidência da Autoridade Nacional Palestina (ANP), segundo uma pesquisa do Centro Palestino de Opinião Pública.

Em uma consulta aberta sobre "qual é o candidato mais capaz" de suceder Arafat, 27% dos habitantes da Cisjordânia e de Gaza entrevistados apóiam o novo presidente da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), Mahmoud Abbas (Abu Mazen).

O estudo, realizado de forma comparativa entre sondagens antes e depois da morte de Arafat, no último 9 de novembro, revela que a popularidade de Abu Mazen caiu em uma semana de 35,6% a 27%.

Depois dele, estão, nesta ordem: Maruán Barghouti, com 15,2% (8,5% antes da morte de Arafat), Faruk Kadumi com 14,5% (3,2% antes), Tayeb Abdel Rahim com 11,1% (2,2% antes), e Ahmed Qorei com 10,3% (20,5% antes).

Barghouti é o secretário-geral do movimento Al-Fatah na Cisjordânia e está em uma prisão israelense desde 2002, depois de ter sido considerado culpado de planejar e financiar atentados.

Kadumi é o novo secretário-geral do Al-Fatah, mas não pode se candidatar à presidência a menos que regresse de Tunísia, onde continua exilado porque rejeita o processo de paz de Oslo.

Abdel Rahim foi secretário do governo palestino e Qorei, mais conhecido como Abu Alá, é o atual primeiro-ministro da ANP.

Atrás destes, há uma longa lista de políticos, ativistas e ex-oficiais das força de segurança que não superam 4% de apoio.

A ANP convocou eleições presidenciais para 9 de janeiro, em cumprimento da Lei Básica que estipula que devem ser realizadas em um prazo de 60 dias depois da morte do presidente anterior.

Os fracos resultados obtidos por Abu Mazen, provável candidato do Al-Fatah à presidência da ANP, contrastam com a satisfação majoritária da população com sua escolha como presidente da OLP.

Cerca de 59% das pessoas estão satisfeitas com essa eleição, enquanto 34,4% dizem estar insatisfeitas.

Um maior percentagem, 78,1%, está satisfeita com o presidente interino da ANP, Rauhi Fattouh, a quem, pelo contrário, não vê como a pessoa ideal para continuar ocupando o cargo. Fattouh só obteve 2,6% de apoio.

O Centro Palestino de Opinião Pública também sondou o estado de ânimo entre a população e sua disposição a um cessar-fogo com Israel.

Cerca de 31% dos 552 entrevistados na segunda pesquisa se mostraram otimistas com relação ao futuro. Na primeira enquete, realizada com 632 pessoas, o índice de otimismo era de 19,4%.

A maioria dos palestinos -69,1% na primeira sondagem e 68,4% na segunda- também estão preocupada com a segurança na região.

Talvez por isso, 45% se mostre a favor de uma trégua unilateral por parte das facções em relação a Israel, quando essa percentagem chegava a apenas 26,6% alguns dias antes da morte de Arafat.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/367550/visualizar/