Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Quarta - 07 de Novembro de 2012 às 04:16
Por: Renata Neves

    Imprimir


Secretário de Estado, Djalma Sabo Mendes é o novo defensor público-geral de Mato Grosso. Ele foi escolhido pelo governador Silval Barbosa (PMDB) dentre três nomes submetidos à sua apreciação e assume novamente o comando da Defensoria Pública no dia 2 de janeiro do próximo ano.

A nomeação de Djalma foi publicada no Diário Oficial que circulou ontem (6). Também concorriam à vaga os defensores Clodoaldo Aparecido Gonçalves de Queiroz e André Renato Robelo Rossignolo, contudo, Djalma encabeçava a lista tríplice, tendo recebido 84 votos, contra 66 de Clodoaldo e 59 de André Renato.

A decisão do governador atende à reivindicação da classe de nomear o mais votado entre eles. Quando assumiu o comando da Defensoria, em 2008, Djalma havia recebido 33 votos, enquanto Karol Rotini obteve 81. A defensora assumirá o cargo de corregedora-geral também em janeiro do próximo ano. Ela foi nomeada pelo atual corregedor-geral, Hércules Gahyva.

Até julho deste ano, Djalma respondia pela Secretaria de Desapropriação da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa). À frente da Defensoria Pública, onde permanecerá por dois anos, o defensor terá o desafio de “alavancar” a instituição, abalada após crise interna protagonizada pelo atual defensor público-geral André Luiz Prieto. Ele foi afastado do cargo em maio deste ano, após ser acusado de improbidade administrativa com dano ao erário.

Para isso, Djalma promete convocar novos defensores públicos e promover investimentos para garantir infraestrutura nas unidades. Atualmente, cerca de 60 vagas estão em aberto. “Precisamos voltar a fazer com que a Defensoria atue para o maior número de pessoas. Além de contratar novos defensores, temos que oferecer estrutura para que eles tenham condições de realizar um trabalho de qualidade”.

Antes de tudo, porém, ele se reunirá com o atual defensor público-geral e com os coordenadores das áreas específicas para conhecer a realidade em que se encontra a Defensoria. “A partir dessas informações, definiremos como iremos trabalhar para atender as necessidades do órgão”.

Outra medida adotada será a abertura das aproximadamente 20 unidades do interior que foram fechadas durante a gestão de Prieto. Djalma também garante que irá gerir com firmeza e austeridade o orçamento de R$ 71 milhões de que a instituição irá dispor em 2013, além de restabelecer as relações da Defensoria com os demais órgãos.

“A Defensoria precisa resgatar essas relações para que possamos dar a resposta que a sociedade espera. Vamos manter conversações com todos os poderes e instituições para que possamos fazer uma gestão segura, com coerência e responsabilidade fiscal acima de tudo”.

Discreto, o primo do ministro Gilmar Mendes evita tecer comentários sobre a gestão anterior. “Teremos que avaliar o que foi feito de bom e os equívocos cometidos durante a gestão anterior para corrigi-los. Não nos cabe, porém, fazermos uma avaliação sobre isso neste momento”.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/36759/visualizar/