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Educação/Vestibular
Quinta - 18 de Novembro de 2004 às 16:35
Por: EDNA PEDRO

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Reflexões acerca dos sistemas de avaliações de cursos implantados no Brasil nortearam na última terça-feira (16.11) a palestra do doutor da Unicamp, Paulo Micelli durante o I Congresso de Formação de Professores do Projeto Parceladas. Evento realizado em Cáceres pela Universidade do Estado de Mato Grosso, Unemat.

Micelli foi um dos componentes da equipe que elaborou o Exame Nacional de Cursos, Provão e traçou considerações sobre os processos de avaliação de cursos superiores instalados no país até os dias atuais.

"Nós tínhamos a preocupação de aplicar um exame em nível nacional, mas que considerasse a especificidade do local, da formação dos professores, para evitar que escolas se formassem sem a preocupação com a qualidade de ensino" afirma o professor explicando que sua postura era baseada em experiências como o Projeto Parceladas que forma professor em serviço e tem características muito próprias.

"Participo do projeto parceladas há muito tempo, desde quando lecionei no curso de história na região do Araguaia. Há um ano formamos o primeiro grupo. Ali nós podemos produzir uma visão da região do Araguaia do ponto de vista das diversas áreas do conhecimento, tendo como grande laboratório o lugar. Constatamos que a biblioteca nós vamos formando aos poucos, mas as observações das coisas é que precisam ser desenvolvidas" relata o professor apontando como um dos indicativos para o êxito do projeto a qualidade e dedicação do professor-aluno.

"Nós não tivemos nenhuma desistência o que é raríssimo acontecer no Brasil em curso universitário, então isso é exemplar. E sempre que vou falar sobre educação me refiro ao projeto Parceladas como experiência positiva e grande iniciativa de política pública educacional"conclui.




Fonte: Unemat

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