Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quinta - 18 de Novembro de 2004 às 16:04

    Imprimir


Às vésperas do Dia da Consciência Negra, que será comemorado no sábado (20), a dançarina de brake, Fabi Girl, de 21 anos, "ter consciência não é só brigar por direitos, é aceitar-se". Para os jovens dançarinos, as manifestações artísticas são o melhor caminho para a auto-afirmação. "Depois que comecei a dançar, passei a aceitar melhor a minha cor e deixei o cabelo ‘black power’, antes só vivia de cabelo amarrado", conta a BGirl - como é apelidada na linguagem do hip-hop.

Para ela, a arte pode ser usada também para levar informação ao público e, assim, diminuir preconceitos. "Você pode fazer uma coreografia contando como os negros se libertaram, um artista plástico pode denunciar nas telas os problemas que a gente vive, um cantor pode falar desses problemas nas suas letras", aponta Fabiana.

Os jovens dançarinos afirmam que programas sociais que trabalhem com cultura e educação são a melhor política para a área. "Onde moro o centro comunitário não funciona e tem um monte de artistas lá só esperando uma força. A mulecada não se identifica com a novela, mas quando dança, se afirma. A televisão do negro no Brasil é o hip-hop", diz o cantor MC Hadda. "É preciso investindo em arte e em espetáculos, assim você leva cultura e informação ao povo. A cultura é o grande gancho", ressalta Vanessa Girl, dançarina de 24 anos.

Em Brasília, um desses programas é o "Picasso não Pichava". Criado há cinco anos pelo governo do Distrito Federal, mais de dois mil jovens já participaram das oficinas de desenho e pintura, onde aprendem a trocar as pichações pelo grafite. Para o rapper Hadda, "é a educação que vai mudar essa realidade em que é difícil ver um negro de classe alta. O dia da consciência negra serve para lembrar que os negros foram a mão de obra do mundo e hoje estão jogados nas favelas".




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/367595/visualizar/