Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Quinta - 18 de Novembro de 2004 às 12:20

    Imprimir


A Ferrugem Asiática nas lavouras de soja foi identificada em mais oito municípios produtores da oleaginosa no país, de acordo com o mapa da página do Sistema de Alerta da Embrapa e o Departamento de Defesa Fitosanitária da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso, Balsas, na região Sul do Maranhão e Espumoso, Itaara, Jóia, Santa Rosa, Sarandi e Santiago, no Rio Grande do Sul, são os novos municípios atingidos pela doença. Ao todo já chega a 14 os municípios com foco de ferrugem. Além dos municípios já citados, já foram confirmados focos em Sananduva e Nonoai, no Rio Grande do Sul, em Jandaia, Goiás, em Primavera do Leste e Ipiranga do Norte, no Mato Grosso e Nova Cantu, no Paraná.

A Embrapa alerta que, na ausência de cultivares resistentes, algumas medidas devem ser tomadas como semear cultivares mais precoces, concentrar o plantio no início da época de semeadura indicada para cada região, evitar a semeadura em várias épocas e cultivares tardias, semear a soja com densidade de plantas que permitam um bom arejamento foliar para maior eficiência na penetração do(s) fungicida(s) e monitoramento constante da lavoura associado ao controle químico com fungicidas. Todas essas recomendações servem apenas para diminuir os danos que essa doença pode causar, mas não acaba com o problema.

O foco da doença também vem se propagando em lavouras dos Estados Unidos. Até terça-feira (16-11), O Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) havia confirmado a presença de ferrugem em uma lavoura de soja no Mississippi e o avanço em mais três regiões de Lousiana. Na semana passada, o USDA havia identificado pela primeira vez foco da doença em área continental.




Fonte: Agrolink

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/367616/visualizar/