Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 18 de Novembro de 2004 às 12:14
Por: CARLOS MARTINS

    Imprimir


Durante três dias, cerca de 100 pessoas irão percorrer nove municípios e várias localidades, num percurso aproximado de 1.300 quilômetros.

Com a missão de conhecer de perto os problemas dos moradores do Pantanal e encaminhar soluções, a caravana da Estradeiro 3, organizada pelo Governo do Estado, partiu esta quinta-feira de Várzea Grande pouco antes das 6h30. Durante três dias, cerca de 100 pessoas irão percorrer nove municípios e várias localidades, num percurso aproximado de 1.300 quilômetros.

A chegada da Estradeiro "Bordas do Pantanal" está prevista para as 20h de sábado (20.11), na Praça da Matriz, em Chapada dos Guimarães. À frente do comboio de 24 caminhonetes estava o governador Blairo Maggi, ao lado do prefeito de Várzea Grande, Jaime Campos, do senador Jonas Pinheiro e da primeira-dama e secretária do Trabalho, Emprego e Cidadania, Terezinha Maggi. "Nossa expectativa é a de levar alento, esperança, mostrar às populações ribeirinhas que estão tão próximas da Capital, mas tão distantes do progresso, que a vida destas pessoas com quem cruzaremos ao longo do caminho irá mudar", disse o governador.

O ponto de encontro da caravana foi no Centro de Distribuição do Supermercado Modelo, em Várzea Grande, próximo ao Trevo do Lagarto. Desde as 4h da manhã as equipe responsáveis pelo apoio logístico, coordenadas pelo secretário-chefe da Casa Militar, coronel Walter de Fátima Pereira, já estava no local ultimando os preparativos. "Com a experiência de outras duas expedições não haverá nenhum problema", disse o secretário.

As fortes chuvas da noite anterior, entretanto, podem causar alguma alteração no roteiro, sobretudo se o mau tempo continuar. "Hoje no primeiro dia acredito que não teremos nenhum problema. À noite precisaremos fazer uma avaliação sobre a situação no Sul do Estado, próximo a Itiquira, onde houve um excesso de chuva. Caso as estradas estiverem alagadas e houver necessidade de mudar o roteiro, temos uma rota alternativa, um pouco mais longa, mas que permitirá à caravana cumprir o itinerário planejado", afirmou. Antes da partida, o Frei Eliseu Menegat fez uma oração especial, pedindo a proteção de Deus para os integrantes da caravana.

Nesta quinta-feira a caravana irá até ao distrito de São Pedro da Joselândia (180 km de Cuiabá, no município de Barão do Melgaço) e depois retorna novamente pela região urbana de Várzea Grande chegando a Santo Antônio do Leverger com previsão de pernoite na Pousada de Mutum, na região de Barão do Melgaço.

No primeiro dia, a Estradeiro 3 passa por Poconé, Pirizal, Capão Grande, Santo Antônio do Leverger, Barão do Melgaço (onde será o almoço), Mimoso, São Pedro de Joselândia. O jantar será na Pousada Mutum, onde, juntamente com a Pousada Baguari, será local de pernoite. Nestes três dias a comitiva passa por várias localidades, fazendas e municípios, como, São Jerônimo, Ouro Branco, Itiquira, Ponte de Pedra, Rondonópolis, Fátima Cachoeira da Fumaça, Chapadão da Prata Girassol, Jaciara, Campo Verde, até chegar em Chapada dos Guimarães no sábado, às 20h, conforme o programado. No trajeto, diversas obras serão inauguradas pelo governador, assim como ocorreram nos dois primeiros estradeiros, onde foram visitados 53 municípios e percorridos 5.318 quilômetros.

Segundo o secretário de Infra-Estrutura, Luiz Antônio Pagot, nestes três dias será realizado um diagnóstico social da região do Pantanal. "A população fica ansiosa pela passagem do governador. Em muitos destes lugares até hoje o Governo nunca havia chegado com políticas públicas. Na volta da Estradeiro, o governador irá realizar reuniões com os secretários, adjuntos e presidente de autarquias definindo o que deve ser feito para resolver os problemas sociais e integrar estas comunidades com a infra-estrutura adequada. Alguns destes lugares sequer tem energia elétrica. Precisamos preparar políticas para dar resposta aos anseios da população", disse o secretário.

O governador Blairo Maggi já tinha visitado algumas destas localidades junto com secretários. "Quando estivemos em alguns destes trechos, constatei que a vida é muito difícil e foi esta visita que me despertou o interesse de fazer uma caminhada mais ampla em direção ao Pantanal para conhecer os problemas e mais do que isso, assumir os compromissos necessários para mudar a vida dessas pessoas".

Maggi ressaltou que essa expedição é diferente das anteriores, que tinham como função olhar estradas e conversar com os prefeitos. "Nesse estradeiro praticamente não vamos passar por cidades e mais pela zona rural. Segundo levantamento inicial verificou-se que a reivindicação maior não é estradas, mas sim saúde e educação e em muitos casos também segurança. O Governo está levando esperança para as populações que moram ao longo desse caminho que vamos passar, tão próximo a Cuiabá, 200 ou 300 quilômetros e que parece que vivem no século XIX. É esse resgate que queremos fazer nesse caminho", disse Maggi. Ao lado do governador, a secretária Terezinha Maggi reforçou: "Vamos ver nossos ribeirinhos e se Deus quiser encaminhar soluções para os problemas que eles estão enfrentando. A Estradeiro é uma oportunidade para ver os problemas de perto", ressaltou.

Entre os integrantes da caravana estão também os secretários Moacir Pires (Meio Ambiente), João Carlos Ferreira (Cultura); o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Victor Hugo Metello de Siqueira; os deputados Sebastião Rezende, Pedro Satélite, José Carlos de Freitas, João Malheiros, Sérgio Ricardo, o suplente de deputado Helmut Lawisch; o prefeito eleito de Várzea Grande; Murilo domingos; o prefeito de Itiquira, Ondanir Bortolini, o Nininho; além de jornalistas de vários veículos de comunicação do Estado. A equipe de apoio é integrada por 12 pessoas, incluindo seguranças e pessoal do Corpo de Bombeiros.




Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/367617/visualizar/