Repórter News - reporternews.com.br
Polícia Brasil
Quinta - 18 de Novembro de 2004 às 10:03

    Imprimir


28 máquinas caça níqueis apreendidas, uma central distribuidora de máquinas desativada, mais de 10 mil CDs e DVDs piratas apreendidos e cerca de 30 pessoas presas. Este foi o saldo da grande operação que o GAECO - Grupo de Apoio e Combate ao Crime Organizado- feita ontem em Sinop.

25 policiais do GAECO vieram da capital para cumprir mandados judiciais com busca e apreensão. O trabalho foi coordenado pelos promotores Mauro Zaque e Marcos Bulhões. Foram formadas duas equipes que começaram a agir por volta das 12:30hs. Só Notícias acompanhou, com exclusividade, o GAECO na apreensão das máquinas caça níqueis. Foram identificados 18 bares e lanchonetes onde os caça níqueis estavam funcionando. Primeiro, os policiais descobriram uma casa, no Jardim Botânico, que funcionava como uma central de distribuição das máquinas e manutenção. Foram apreendidas quatro máquinas e vários componentes eletrônicos. Também foram encontrados blocos de jogos do bicho e uma arma. Sonia Lima, que estava na casa, foi presa em flagrante e a polícia investiga se ela tinha ligações com o crime organizado. "Ainda não posso assegurar se ela tinha envolvimento com João Arcanjo Ribeiro", afirmou o promotor Mauro Zaque. O GAECO está seguro que ela integrava o setor de distribuição das máquinas de jogos de azar. Em seguida, os policiais foram aos bairros apreender as máquinas. A primeira foi num bar na Rua das Primaveras, no Jardim Botânico. Com um caminhão de apoio, a polícia recolheu 26 máquinas em pelo menos 8 bairros. Mais duas máquinas foram recolhidas ontem à noite.

Os envolvidos no esquema ainda tentaram evitar que algumas máquinas fossem apreendidas. Em pelo menos 6 bares-lanchonetes os proprietários receberam ligações de um homem(cuja identidade a polícia não revelou e está perto de pegá-lo) orientando para que retirassem do bar as máquinas. Não deu certo. Em dois estabelecimentos no Jardim Primaveras, os proprietários esconderam as máquinas em suas residências mas os policiais conseguiram apreendê-las. O dono de um bar no Jardim das Palmeiras tentou esconder um caça níqueis no banheiro de um salão de cabelereiro, que fica ao lado.

Pouco a pouco, a van do GAECO foi ficando lotada de donos de bares que foram presos. Por volta das 15:10hs, eles foram levados para a delegacia onde prestaram depoimentos e vão responder processos.

Pirataria

O GAECO também conseguiu "estourar" uma central de pirataria de CDs e DVDs em Sinop, que funcionava na casa de Natalino Luciano de Lima, na avenida das Figueiras, no centro da cidade. O promotor Mauro Zaque, que comandou a operação, informou que foram apreendidos mais de 10 mil CDs e DVDs pirateados. Foram apreendidas mais de 40 caixas com materiais piratas, 3 gravadoras, capas de CDs e material gráfico falsificado (fotos de artistas, contra-capas com nomes das músicas). "Esta é, seguramente, uma das maiores centrais de falsificação que descobrimos na região", afirmou o promotor. Zaque avaliou que o material apreendido pelo GAECO na casa de Natalino chega a R$ 100 mil.

"Ele fazia as gravações piratas em sua casa e vendia uma grande quantidade de cópias para lojas e muitas pessoas que estamos investigando", afirmou o promotor. A polícia está rastreando quem são os "clientes" de Natalino que, por intermédio de seu advogado, pediu para não ser fotografado ou filmado. A polícia está apurando para onde ele mandava as cópias piratas. "Certamente ele não agia sozinho e estamos bem próximos de identificar as ramificações desta atividade criminosa", acrescentou o promotor.

Natalino foi preso em flagrante, por volta das 13:00hs. Ficou o tempo todo em sua casa e foi encaminhado, no início da noite, para a delegacia municipal.




Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/367622/visualizar/