Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 18 de Novembro de 2004 às 07:29

    Imprimir


O Comitê de Política Monetária (Copom) elevou de 16,75% ao ano para 17,25% a taxa básica de juros, um aumento de 0,5 ponto percentual. Na justificativa, o Copom informa que "dando prosseguimento ao processo de ajuste da taxa de juros básica, iniciado na reunião de setembro, o Copom, decidiu, por unanimidade, elevar a taxa Selic para 17,25% ao ano, sem viés". A reunião durou mais de três horas e terminou agora.

A Selic é a taxa de juros que o governo se compromete a pagar quando toma dinheiro emprestado no mercado interno. Essa taxa é estabelecida mensalmente pelo Copom.

Ao calcular a Selic, o Copom leva em consideração diversos fatores, entre eles a previsão da inflação futura (próximos 30 dias) e as tendências momentâneas de queda ou elevação dos preços da economia (inflação passada).

As condições da economia internacional também são consideradas. Se há excesso de dinheiro no mercado internacional (liquidez internacional) ou se há falta de dinheiro. Se há muito ou pouco dinheiro circulando no mercado interno (liquidez interna) e também a necessidade de financiamento das contas públicas (se o governo tem pouco ou muito dinheiro em caixa para honrar seus compromissos).




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/367639/visualizar/