Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 17 de Novembro de 2004 às 14:46

    Imprimir


O secretário de Políticas de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional, Antônio Carlos Galvão, afirmou hoje que as estratégias para incentivar o desenvolvimento das regiões brasileiras devem levar em conta as particularidades locais.

"Tem que focar compartimentos menores do território brasileiro porque as desigualdades ganham outra roupagem", afirmou o secretário durante o Seminário Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR), realizado em Belém. "No Centro-Sul existem regiões dotadas de problemas regionais claros, como o Norte e do Nordeste, que são regiões típicas do objeto de uma política regional. Também nelas se encontram sub-regiões, principalmente nas capitais, onde os padrões de educação, de saúde, as condições de vida da população são muito assemelhadas às que prevalecem no Centro-Sul".

Para Galvão, trabalhar o mapa das regiões brasileiras de uma maneira mais apurada é essencial à Política Desenvolvimento Regional. "Ninguém em Brasília consegue dizer o que fazer na região da Chapada do Araripe (CE), mas os atores locais – prefeitos, lideranças empresariais e trabalhadores - e o governo dos estados e o federal juntos têm capacidade de dialogar e construir uma agenda de desenvolvimento consistente, substantiva e bem diferente daquela visão muito genérica de tratamento do desenvolvimento regional que prevaleceu no passado"

O secretário explica que o PNDR tem dois objetivos principais: reduzir as desigualdades regionais no Brasil e ativar os potenciais regionais de desenvolvimento. "Uma envolve aporte de recursos, sobretudo para as regiões que têm menos estruturação econômica e menos capacidade de enfrentar processos de desenvolvimento. Por outro lado, significa organizar ações que explorem essa rica diversidade regional, cultural, econômica e social que o país apresenta".

O PNDR é o resultado de um estudo desenvolvido pelo Ministério da Integração Nacional e pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da Universidade Federal de Minas Gerais, com base em estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A política apresenta um levantamento da situação econômica e social das regiões brasileiras.




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/367649/visualizar/