Repórter News - reporternews.com.br
Tecnologia
Quarta - 17 de Novembro de 2004 às 14:23

    Imprimir


Moradores do município de Diamantino (200 km de Cuiabá) já podem utilizar a unidade de inclusão digital inaugurada nesta quarta-feira (17.11) no Núcleo de Tecnologia Educacional da cidade.

A iniciativa faz parte do projeto Mato Grosso Ação Digital, que tem o objetivo de promover a inclusão social, utilizando parcerias entre instituições e órgãos governamentais, empresas privadas e do terceiro setor, de modo a proporcionar à população de baixa renda o acesso à tecnologia.

A unidade conta com 10 computadores que utilizarão a plataforma Linux, conhecida como software livre e funcionar de segunda a sábado, inclusive à noite, para atender todos os cidadãos que estiverem interessados em ter acesso à informática, diminuindo assim os índices contidos no mapa da exclusão digital de nosso Estado.

"Vamos abrir a mente desta comunidade para que elas não apenas ouçam falar da inclusão digital, mas que também participem desta viagem ao mundo do conhecimento", afirmou o prefeito do município de Diamantino, Francisco Ferreira Mendes.

"A democratização de informação, bem como o combate à exclusão digital faz parte de um conjunto de metas que o governo deseja implantar em todos os municípios do estado", afirmou o assessor da Secretaria de Trabalho, Emprego e Cidadania, César Vidotto, neste evento representando a Secretária Terezinha Maggi.

O projeto pode ser implantado em três modalidades: EducAÇÃO, IntegrAÇÃO e SuperAção, sendo instalado em dependências de escolas, conjuntos habitacionais e locais cedidos e mantidos por prefeituras e Ongs, respectivamente.

A implantação dessas unidades se dá a partir da demanda local da comunidade, após análise e aprovação do Comitê Estadual, levando-se em conta o Índice de Desenvolvimento Humano, o mapa da exclusão digital e a viabilidade técnica e econômica.

Além desta unidade, o projeto conta com outras unidades no Hospital Júlio Muller(Projeto EIC/Hospitais), no Ganha Tempo, na AACC de Cuiabá, no município de Terra Nova do Norte e duas no município de Várzea Grande, na fábrica de refrigerantes Marajá e no bairro Água Vermelha.




Fonte: Setec-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/367653/visualizar/