Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 11 de Novembro de 2004 às 10:38

    Imprimir


No final do ano, a Câmara Americana de Comércio (CAC) estará recebendo vários grupos estrangeiros no Brasil, onde farão uma análise das potencialidades de mercado para poder voltar a investir no país. A afirmação é do presidente do Conselho da CAC de São Paulo, Sérgio Haberfeld, em entrevista hoje à Rádio Nacional AM. Com 5.500 empresas associadas em todo o Brasil, a CAC, segundo ele, acredita que este é um momento para o governo mostrar tudo que está sendo feito.

Ao comentar a realização hoje, em Brasília, do seminário que vai discutir os principais pontos que inibem a competitividade do Brasil, como a indisponibilidade de capital, o custo fiscal e institucional, além do custo operacional, Haberfeld assinalou que o Brasil está tentando entrar na competição mundial, "antes tarde do que nunca". Para isso, na sua opinião, deve ser feito um grande trabalho para que o país possa "interferir nesses mercados e continuar aumentando os nossos níveis de exportação e importação".

"Nós temos que verificar que saímos do zero e crescemos alguma coisa", argumentou o conselheiro da CAM, reforçando que, no entanto, comparando com o México, por exemplo, "nós ainda estamos cinco vezes menores que eles". Segundo ponto destacado por Haberfeld é o fato de que o Brasil precisa tomar cuidado com o foco nas commodites. "As commodites são preços sazonais que sobem e descem e, então, nós temos que crescer em produtos com valor agregado, como os produtos industriais".

Segundo o conselheiro Sérgio Haberfeld, o Brasil só tem dois acordos comerciais. "Um, é a ALAD, da área Latino-Americana, que são simplesmente acordos bilaterais com alguns países sul-americanos, e temos o Mercosul que está dando problema", argumentou. Enquanto isso, compara, "países como o México e o Chile têm mais de 20 acordos cada um deles assinados com outros países". Além disso, o Brasil enfrenta competidores como a China, "que está crescendo muito", e a Índia "que está entrando na área tecnológica" e os países do Leste Europeu "que também estão se desenvolvendo".

Na opinião do conselheiro, o Brasil está no caminho certo com os acordos estabelecidos pelo ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, com países como a Índia e a China. "Pressionando a Organização Mundial do Comércio (OMC) para melhorar as condições de exportações dos países em desenvolvimento como o Brasil, o embaixador está dando uma grande contribuição", destacou.




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/367920/visualizar/