Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 28 de Outubro de 2004 às 11:29

    Imprimir


A taxa de desemprego em Recife e Região Metropolitana, que era de 23,8% da população economicamente ativa, caiu 4,2% entre agosto e setembro deste ano, atingindo 22,8%.

Os números constam de pesquisa realizada pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócio-Econômicos (Dieese), em conjunto com a Fundação Seade.

De acordo com o economista Josué Mussalém, o resultado reflete a criação de três mil novos postos de trabalho na administração pública, por meio de concursos e no setor de transportes.

Mussalém explicou que o fato de a mesma pesquisa ter contabilizado 354 mil pessoas sem ocupação não significa que esse contingente esteja sem atividade. “Eles estão exercendo atividade informal no mercado de trabalho, ganhando uma certa renda não computada pelo estudo”, justificou.

O coordenador-geral da pesquisa, Jairo Santiago, por sua vez, afirmou que o resultado teve influência mais pelo número de pessoas que deixaram de procurar emprego do que pela abertura de novas vagas. Observou que 16 mil pessoas se afastaram do mercado de trabalho por questões de aposentadoria, desistência ou em razão do estudo.

Ele enfatizou que a Grande Recife permaneceu em agosto em segundo lugar no país no ranking de desemprego, perdendo apenas para Salvador, que tem cerca de 25,2% da população ativa desempregada.

As pesquisas de emprego e desemprego são realizadas mensalmente pelo Dieese em cinco regiões metropolitanas do país e no Distrito Federal.




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/369389/visualizar/