Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 27 de Outubro de 2004 às 17:34

    Imprimir


O Brasil está no 26º lugar, entre 75 países emergentes, no índice de desenvolvimento energético, compilado pela Agência Internacional de Energia (AIE).

O índice, que consta do Panorama Energético Mundial 2004, tem como objetivo mostrar como os países emergentes estão "progredindo na transição para combustívieis modernos e o grau de maturidade de seu uso de energia".

Nos primeiros lugares estão Barein, Kuwait e Antilhas Holandesas.

"Decidimos introduzir esse índice aqui para encorajar a análise sobre o papel da energia como um fator de contribuição ao desenvolvimento e não apenas como uma simples conseqüência", diz a AIE.

Hidrelétricas

Em seu relatório, a AIE também prevê que a produção de eletricidade no Brasil cresça 3,1% ao ano até 2030.

A dependência do país nas hidrelétricas, que respondiam por 83% da produção de energia em 2002, deve reduzir, dando espaço para o gás natural.

A proporção das hidrelétricas cairá para 65%, segundo projeções da AIE.

"O desenvolvimento de novas hidrelétricas deve permanecer responsabilidade do governo já que os investidores privados não estão mostrando interesse em construir novas usinas", afirma o levantamento.

Quanto ao petróleo, a agência acha que o país se tornará auto-suficiente até 2010.

Demanda

A AIE projeta um crescimento anual de 2,5%, em média, na demanda por energia no país até 2030.

Em um cenário alternativo, com uma procura menor por eletricidade e aumento da geração de energia renovável, a agência diz que a demanda por energia no Brasil poderia cair em 12%.

"Apesar de seus extensos recursos", a AIE diz que o Brasil "consome mais energia do que produz".

"Em 2002, a produção de gás era de 9 bilhões de metros cúbicos (bmc) para uma demanda de 13 bmc, enquanto a produção de petróleo era de 1,5 milhão de barris por dia para uma demanda de 1,8 milhão de barris por dia."




Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/369580/visualizar/