Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 27 de Outubro de 2004 às 15:38

    Imprimir


Investigadores do Serviço Postal dos Estados Unidos tentavam na quarta-feira localizar milhares de cédulas de votação que deveriam ter sido entregues a eleitores em um dos condados mais populosos da Flórida.

O assunto trouxe à tona os problemas de votação no Estado nas eleições presidenciais de 2000. A Flórida vêm tentando consertar os problemas antes do pleito da próxima terça-feira.

A vice-supervisora eleitoral de Broward, Gisela Salas, disse que 60 mil cédulas, equivalentes a pouco mais de cinco por cento do eleitorado do condado, foram enviadas entre 7 e 8 de outubro para pessoas que não estariam na cidade no dia da eleição.

Embora algumas cédulas tenham sido entregues, o escritório de Gisela foi inundado com telefonemas de eleitores que ainda não haviam recebido seus papéis. "É realmente inexplicável nesse momento, e o assunto está sob investigação", disse Salas.

Na acirrada disputa presidencial de 2000, a diferença de votos na Flórida foi tão pequena, que levou a cinco semanas de recontagens e processos judiciais. A Suprema Corte dos EUA acabou paralisando as recontagens, dando ao presidente George W. Bush a vitória no Estado e, consequentemente, o posto na Casa Branca.

As cédulas eleitorais em papel, o centro do problema em 2000, foram substituídas por urnas eletrônicas em 15 dos 67 condados da Flórida.




Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/369609/visualizar/