Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Segunda - 05 de Novembro de 2012 às 10:50
Por: Jonas da Silva

    Imprimir


Chico Galindo, presidente do PTB estadual e prefeito sainte do cargo, e o presidente do diretório regional do PSB, deputado federal Valtenir Pereira já amarraram aliança para a eleição estadual de 2014. Há previsão nos planos dos dirigentes das siglas de eleger de 5 a 7 deputados estaduais ou cerca de 30% da bancada no legislativo.

Valtenir confirma a iniciativa e a meta de eleger deputados e afirma que é possível lançar 70 candidatos a deputado estadual e "eleger de cinco a sete". Atualmente, a deputada Luciane Bezerra é a representante do PSB na Assembleia Legislativa. Sem dar maiores detalhes, Galindo confirma que o partido lancará 30 a 35 candidatos a deputado estadual. O presidente do PSB deve ir à reeleição para a Câmara dos Deputados, segundo apurou a reportagem. Antes, ele pretendia ser candidato ao Senado.

A meta das duas siglas se combinam eleitoralmente, pois o PTB sempre teve presença na Baixada Cuiabana, e o PSB tem prefeitos eleitos no interior do Estado, onde elegeu 10.

Os presidentes das siglas conversaram já em duas oportunidades, uma em junho deste ano, e outra no dia seguinte à eleição do novo prefeito Mauro Mendes (PSB), a quem Valtenir ajudou a eleger. O presidente da sigla de Mauro saiu sorridente e confiante do segundo encontro com o prefeito que deixa o cargo.

A intenção de marchar junto em mesma chapa em 2014 ficou claro na primeira coletiva conjunta do atual e do novo prefeito eleito quanto ao apoio legislativo dos trabalhistas. "O PTB vai estar 100% no apoio a Mauro", definiu Galindo. O partido elegeu quatro vereadores.

O PTB apoiou desde o primeiro turno a candidatura de Mauro Mendes à Prefeitura de Cuiabá. Além do prefeito Galindo e de Valtenir, dois personagens do PTB auxiliaram na costura de apoios, o ex-diretor da Prefeitura e vereador eleito, Leonardo de Oliveira (PTB), sobrinho do ex-governador Dante de Oliveira (PSDB), e Dilemário Alencar, reeleito. O presidente do PSB sempre teve proximidade em ação política com ambos vereadores. Aliás, Valtenir teve como primeira filiação o PSDB.

Galindo não esconde de nenhum correligionário e lideranças do seu entorno que quer retornar a ser deputado estadual, cargo que exerceu antes de ser indicado em 2008 candidato a vice-prefeito do ex-prefeito Wilson Santos (PSDB). Os dois partidos sempre atuaram juntos na política, desde a época Dante, quando chegou a ter integrante da sigla como secretário no governo tucano.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/36966/visualizar/