Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sábado - 23 de Outubro de 2004 às 08:11

    Imprimir


Existem quatro projetos hoje prevendo a divisão territorial de Estados em tramitação no Congresso Nacional. Há propostas que prevêm nova divisão de Mato Grosso, bem como da Bahia, Pará e Amazonas, Estados com dimensões continentais, potencialmente sondados para futuras emancipações.

O senador Mozarildo Cavalcanti (PPS-RR) foi um dos precursores da discussão recente de redividir Mato Grosso. Em 1999, ele reivindicava a realização de um plebiscito para criação do Estado do Araguaia.

Há 10 anos, diversas autoridades advertem sobre a possibilidade de uma nova divisão de Mato Grosso, 22 anos após a primeira divisão de Mato Grosso que desmembrou suas terras da porção sul do Estado único, para a criação do Estado de Mato Grosso do Sul, em 1977. Naquele ano, na região do que se tornaria o novo Estado não se falava em outra coisa, e ao contrário do que se vê hoje, líderes políticos, empresariais, rurais exigiam do governo federal a divisão do velho Mato Grosso e a criação do novo estado.

Em Mato Grosso do Sul, segundo registros históricos, havia o desejo de uma nova divisão desde 1892. Naquela época, ninguém se importava com o nove da futura unidade federativa. O fato é que a idéia vingou quando o presidente da República Ernesto Geisel assinou o decreto da divisão. Entre os sul-mato-grossenses o desejo tornou-se realidade. Na época, quem morava na porção sul do Mato Grosso único dizia que a divisão era importante para que o novo Estado "não permanecesse sustentando o "velho" Mato Grosso.

O governo federal já anunciou interesse em patrocinar estudos para novas divisões de áreas em território brasileiro. O Projeto de Decreto legislativo (PDL), que prevê a criação do Estado do Araguaia, tramita na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na Câmara dos Deputados. O relator da matéria, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR) confessou, recentemente, das chances de um parecer favorável na Comissão. (AP)




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/370354/visualizar/