Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 23 de Outubro de 2004 às 07:07

    Imprimir


Engenheiros florestais, técnicos agrícolas e florestais e operadores de máquinas pesadas, como skider e carregadeira, participaram, na última semana, do primeiro "Curso para treinadores em manejo florestal e exploração de impacto reduzido", promovido pelo Centro Nacional de Apoio ao Manejo Florestal (Cenaflor), em parceria com o Instituto Floresta Tropical (IFT) em Ulianópolis (PA), na área de treinamento do IFT.

Foram 20 técnicos capacitados para multiplicar os conhecimentos adquiridos. O curso levou a eles a oportunidade de troca de experiências sobre a melhor utilização de determinadas técnicas para cada ocasião.

A partir desse primeiro curso, o Cenaflor irá consolidar o Plano Metodológico de Cursos, desenvolvido pelo centro, que será um instrumento importante no monitoramento da qualidade técnica dos cursos.

"Hoje, a falta de recursos humanos treinados e qualificados é apontada como um dos principais impedimentos à adoção de boas práticas de manejo florestal", lembra o diretor de Florestas do Ibama, Antonio Carlos Hummel. Segundo ele, embora boas iniciativas tenham sido desenvolvidas e demonstradas com sucesso por algumas instituições na Amazônia, este conhecimento ainda não está disseminado entre as empresas florestais.

O Cenaflor foi criado como um centro de referência do Ibama em outubro de 2003 com o objetivo principal de acelerar a adoção das práticas de manejo florestal e exploração de impacto reduzido por todos os tipos de produtores, empresários e comunidades. Para alcançar este objetivo, o centro deve envolver diferentes atos em um programa que integre demonstração, treinamento e pesquisa aplicada. Apesar do âmbito de ação nacional, o centro irá atuar, nos primeiros três anos, apenas na região Amazônica.




Fonte: Folha do Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/370372/visualizar/