Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Sexta - 22 de Outubro de 2004 às 13:07

    Imprimir


Faltando pouco mais de uma semana para a maior campanha anual de Mato Grosso, a regional do Indea (Instituto de Defesa Agropecuária) de Lucas do Rio Verde já começou a se preparar para vacinar o rebanho contra a febre aftosa. O órgão já está fazendo os reparos da frota de veículos que será usada para percorrer o campo durante a campanha e fazendo o remanejamento de pessoal para locais com maior necessidade de assistência. ”Estamos apenas esperando a chegada do material para começarmos a divulgação da campanha”, assegurou Jefferson Luiz Cambará, supervisor Regional do órgão.

Segundo ele, todos os servidores que atuam na regional cerca de 40 -tanto corpo técnico quanto administrativo- vão estar envolvidos nos trabalhos. "Em novembro a prioridade é a vacinação contra aftosa, por isso a mobilização de todos", destacou. Ele explicou que nas áreas de assentamentos e indígenas terão prioridade na fiscalização. “Em algumas áreas de assentamento, por exemplo, as associações irão cuidar de tudo. As entidades irão indicar e capacitar os vacinadores que farão todo o trabalho desde a vacinação até a comunicação”, explicou. “Isso não significa que não iremos acompanhar pelo menos uma vez por semana vamos estar percorrendo estas áreas para ver como os trabalhos estão sendo desenvolvidos”, assegurou.

Cambará disse também que o órgão irá concentrar as fiscalizações nas propriedades que na última campanha apresentaram algum tipo de problema como a não vacinação, atraso na comunicação e outros. “Nestas propriedades haverá uma atenção maior para garantir a vacinação do rebanho”, afirmou.

O Indea em Lucas atende a 10 municípios que juntos somam cerca de 1,6 milhão de cabeças de gado. “Nossa meta é vacinar 100% desse rebanho e vamos trabalhar muito para chegar a estes números”, ressaltou. Quase a metade deste rebanho está em Juara (300 km de Sinop) -maior produtor do Estado- que tem hoje cerca de 764 mil cabeças.

A campanha começa no dia 1º de novembro e vai até o dia 30. O prazo para comunicação vai até 10 de dezembro e quem não seguir as regras vai pagar multa de até R$ 70 por cabeça não vacinada, além de ficar impossibilitado de transportar o rebanho, pois não poderá retirar a Guia de Transporte Animal (GTA). Nesta campanha todo o rebanho deve ser vacinado.




Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/370498/visualizar/