Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 22 de Outubro de 2004 às 11:59

    Imprimir


Seleção da Secretaria de Saúde pretende eleger vinte e cinco voluntárias.

O Ministério da Saúde instituiu o serviço de Doulas Comunitárias. Esse serviço é de acompanhamento às mulheres em trabalho de parto. Os objetivos são incentivar o parto normal e dar tranqüilidade às parturientes durante o trabalho de parto e no pós- parto. "São mulheres voluntárias que exercem a função de acompanhantes na hora do nascimento da criança. Elas são treinadas para passar tranqüilidade, informando sobre o que ocorre com as mulheres no parto e quais os cuidados com a criança nos primeiros dias de vida", informou a técnica de Saúde da Mulher da Secretaria de Estado de Saúde, Marley Carvalho.

Nesta segunda-feira (25.10), serão abertas às inscrições para a seleção das primeiras "Doulas Comunitárias". As inscrições e seleção serão realizadas na Associação de Movimento de Mulheres (Pastoral da Criança), situada na Avenida Dom Bosco, nº 295, bairro Centro às 08h. Para esta primeira etapa vão ser selecionadas 25 mulheres, que atuarão no Hospital Geral de Cuiabá .

A seleção será baseada nos seguintes pré-requisitos: ter idade mínima de 21 anos, acreditar no potencial feminino da mulher, valorizar e defender o parto normal, ser observadora e capaz de perceber as reais necessidades da mulher, ter capacidade de transmitir segurança e tranqüilidade, ter passado pela experiência do parto e ter vivência positiva da maternidade. "Qualquer mulher que tenha uma dessas características pode participar da seleção, basta ter muito amor e carinho ao próximo e vontade de realizar um trabalho voluntário", disse Marley Carvalho. A metodologia proposta para avaliação será de questionários, entrevistas e dinâmicas de grupo.

As mulheres selecionadas farão um curso de capacitação promovido pelo Ministério da Saúde , no dias 08 a 12 de novembro no Hospital Geral, em período integral. Esse curso aborda os temas de apoio à gestante e seus acompanhantes durante o trabalho de parto, aconselhamento de medidas de conforto , procedimentos obstétricos, e orientações sobre o trabalho voluntário sem remuneração.

Marley Carvalho lembra ainda que as Doulas comunitárias não executam quaisquer procedimentos médicos ou de enfermagem, não realizam exames de nenhuma espécie e nem cuidam da saúde do recém nascido. As Doulas fazem massagens, ajudam em exercícios respiratórios, conversam, tranqüilizam, auxiliam no parto e procuram dar orientações posteriores. "Ter alguém que seja parceiro desde quando a mulher entra na maternidade é muito importante. Aliás, ter um filho é uma coisa boa, deve ser um momento importante e de felicidade, e não de sofrimento", finalizou Marley Carvalho.

Para informações e esclarecimentos sobre a seleção entrar em contato com a Secretaria de Estado de Saúde no telefone do Se Ligue na Saúde 0800 647-1213.




Fonte: Ses-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/370514/visualizar/