Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 21 de Outubro de 2004 às 23:26

    Imprimir


O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, disse hoje que a elevação da taxa básica de juros (Selic) da economia "é uma questão transitória" e que o país caminha para um ambiente de juros menores.

"É importante ler a ata da decisão do Banco Central e compreender que é uma questão transitória, e que nós vamos certamente prosseguir numa trajetória de juros menores, conforme está estipulado no Plano Plurianual do governo Lula", afirmou.

Para o ministro, a decisão do Comitê de Polpítica Monetária (Copom) de aumentar a taxa Selic de 16,25% para 16,75% não causou surpresa, pois o mercado já esperava um ajuste de 0,5 ou 0,25 ponto percentual.

Sobre o impacto da elevação da taxa nas exportações, Furlan disse que as linhas de crédito oferecidas às empresas contrabalançam a elevada taxa de juro. "Hoje, o universo de empresas exportadoras tem à sua disposição linhas de adiantamento de crédito, com taxas baixíssimas. É por isso que o setor está crescendo bastante, apesar da ainda elevada taxa de juros", afirmou.




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/370608/visualizar/