Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quarta - 20 de Outubro de 2004 às 23:31

    Imprimir


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje que, quando o Brasil investir na saúde bucal pública, o povo brasileiro será mais bem tratado lá fora. “A gente já é querido lá fora, imagina quando a gente estiver com a boca nova e puder sorrir à vontade. Seremos muito mais bem tratados pelo mundo afora”, disse Lula, ao participar da cerimônia de inauguração da Clínica de Especialidades Odontológicas de Campo Limpo, em São Paulo.

Segundo Lula, no Brasil, o poder público nunca tratou a saúde bucal como uma questão de saúde pública. “Trata até a unha do pé, mas não trata a boca das pessoas”, afirmou o presidente.

Pesquisas realizadas pelo Ministério da Saúde revelam que faltam dentes na boca de 30 milhões de brasileiros. De cada quatro pessoas com mais de 60 anos, três não têm dentes; e dois milhões de adolescentes nunca foram ao dentista.

“No Brasil, dente estragado e dor de dente são coisas de pobre. Rico tem mais dificuldade de ter dor de dente porque ele vai ao dentista regularmente. O pobre, quando vai ao dentista, pergunta primeiro o preço e, por ser alto, prefere arrancar o dente; e arrancar um dente é como arrancar uma parte do corpo da gente”, disse Lula

Ele garantiu que, em seu governo, independentemente da origem social, da cor e da religião, as pessoas terão o direito de tratar da boca gratuitamente. “Por isso, estamos nesse programa arrojado, que vai exigir investimento de R$ 1,3 bilhão até 2006”, enfatizou.

O ministro da Saúde, Humberto Costa, que também participou da cerimônia em São Paulo, informou que, até 2006, o governo vai inaugurar 400 centros de saúde bucal em todo o país. Hoje, existem 72 centros de Especialidades Odontológicas em 41 municípios brasileiros de 15 estados.

Além da clínica em Campo Limpo, foram inaugurados simultaneamente sete centros de especialidades odontológicas em São Paulo: em Casa Verde, Guaianazes, Lapa, Mooca, Vila Mariana e Vila Prudente. Foi também inaugurada a ampliação da unidade de Ipiranga.




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/370804/visualizar/