Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 20 de Outubro de 2004 às 16:23

    Imprimir


Pelo menos 21 pessoas morreram, 25 desapareceram e mais de 200 ficaram feridas na passagem do tufão Tokage pelo sul do Japão nesta quarta-feira, segundo autoridades do país citadas pela agência Kyodo.

Um total de 981 vôos domésticos e 30 internacionais foram cancelados, afetando quase 127 mil passageiros, um recorde que a aviação comercial japonesa não registrava há muitos anos.

No final do dia, o Tokage, que significa lagarto em japonês, já atingia a província de Nagano, cerca de 170 quilômetros ao oeste de Tóquio, com ventos que superavam os 90 quilômetros por hora.

Segundo a Agência Meteorológica nacional do Japão, embora os vendavais em Tóquio e nas províncias próximas tenham alcançado quase os cem quilômetros por hora, no início da noite o tufão perdeu força nas imediações da capital, evitando assim maiores prejuízos.

Os maiores danos foram causados no oeste e sul do país, com ventos de mais de 229 quilômetros por hora nas proximidades do vulcão Unzen, na província de Nagasaqui, e chuvas com mais de 550 milímetros na província de Tokushima.

A chuva também obrigou a suspensão da maioria dos serviços de ferrovia na maior parte do país, inclusive dos trens de alta velocidade; além disso, dezenas de navios ficaram encalhados no litoral sul e oeste do país.

Por volta da meia-noite de quarta para quinta-feira eram registrados 21 mortos nas províncias de Nagano, Hyogo, Tottori, Kagawa, Tokushima, Ehime, Kochi, Fukuoka, Nagasaqui, Oita e Miyazaki.

Três destes mortos se encontravam em sua casa em Muroto, na província de Kochi, quando ondas gigantes varreram literalmente as propriedades no litoral.

Além disso, várias pessoas foram arrastadas pelas enchentes e esmagadas por montanhas de lodo formadas pelas chuvas torrenciais.

O Tokage, que deve seu nome à constelação Lagarto, é o décimo tufão que atinge diretamente o território japonês este ano e o 23o. que chega a esta zona do Pacífico Ocidental.

Sem contar as vítimas do Tokage, pelo menos cem pessoas morreram por causa dos tufões no Japão este ano.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/370899/visualizar/