Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 20 de Outubro de 2004 às 13:29

    Imprimir


Osama bin Laden não está na região paquistanesa fronteiriça com o Afeganistão, afirmou nesta quarta-feira o tenente-general Safdar Hussain, a cargo das unidades do exército na província paquistanesa da fronteira noroeste.

"Posso afirmar categoricamente que Bin Laden não se encontra nesta zona tribal", disse Hussain em entrevista coletiva realizada na cidade de Peshawar, no noroeste do país.

"Se Bin Laden estivesse aqui, já o teríamos detido. Não há nenhuma área na região que não tenha sido revistada" acrescentou.

Fontes militares paquistanesas, inclusive o presidente do país, general Pervez Musharraf, repetiram em várias ocasiões que acham que Osama bin Laden está vivo e que pode estar escondido em algum lugar dos quase 2.500 quilômetros de fronteira que separam o Afeganistão do Paquistão. Mas eles desconhecem de que lado se esconde.

As Forças de Segurança paquistaneses destacaram cerca de 70.000 soldados na região tribal montanhosa que faz fronteira com o Afeganistão, principalmente a província da fronteira noroeste, onde se supõe que membros da rede terrorista Al Qaeda e também do grupo fundamentalista islâmico Talibã se escondem.

A zona tribal do sul de Waziristão, nesta província, foi palco nos últimos meses de múltiplos confrontos entre as Forças Armadas paquistanesas e supostos terroristas islâmicos e rebeldes das tribos locais, os quais as autoridades de Islamabad acusam de proteger e esconder membros da Al Qaeda e de rebeldes talibãs.

Desde que no final de 2001 o Paquistão iniciou a colaboração com os Estados Unidos na luta contra o terrorismo, quase 700 supostos membros da Al Qaeda foram detidos no país, cerca de 70 nos dois últimos meses, e a grande maioria deles entregues às autoridades americanas.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/370945/visualizar/