Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 20 de Outubro de 2004 às 10:53

    Imprimir


O tufão Tokage atingiu o oeste do Japão na quarta-feira, matando ao menos 15 pessoas, interrompendo os transportes enquanto fortes chuvas provocavam desabamentos de terra e obrigavam milhares de pessoas a abandonar suas casas. O Tokage, que significa lagarto em japonês, é o segundo tufão a atingir o território japonês em menos de duas semanas e o décimo deste ano, um número recorde.

Autoridades do setor de meteorologia disseram que a tempestade, que saiu do mar na ilha Shikoku, localizada cerca de 680 quilômetros a oeste de Tóquio (capital), poderia atingir grande parte da ilha de Honshu e passar perto de Tóquio na quarta-feira à noite.

Imagens de TV mostraram ondas enormes atingindo a linha costeira e água barrenta inundando bairros comerciais. Galhos de árvores eram lançados em meio a ruas desertas.

O canal NHK disse que 15 pessoas tinham sido mortas e que 20 estavam desaparecidas. Entre os mortos estavam três moradores de uma casa que foi destruída pelas altas ondas em Shikoku.

"Esse tufão é muito forte. Estamos vigiando-o de perto e pedimos que as autoridades locais fiquem em alerta", afirmou Hiroyuki Hosoda, um porta-voz do governo, em uma entrevista coletiva. O funcionamento de fábricas e estabelecimentos comerciais também foi afetado.

A segunda maior montadora de automóveis do mundo, a Toyota Motor Corp, suspendeu as atividades em 12 de suas fábricas a partir da tarde de quarta-feira devido ao tufão, disse a agência de notícias Kyodo.

A empresa afirmou que as fábricas retomariam suas atividades na quinta-feira e que o impacto na produção seria pequeno. O tufão deve passar perto de Tóquio na noite de quarta-feira ou na madrugada de quinta.

Moradores da ilha de Shikoku, duramente atingida por vários tufões neste ano, mostraram-se desanimados com a possibilidade de terem que enfrentar uma nova tempestade.

Milhares de pessoas foram obrigadas a abandonar suas casas e buscar abrigo em escolas e outros prédios públicos. Ao menos 40 mil ficaram sem energia elétrica. Dois navios afundaram, mas não houve feridos entre a tripulação. Um total de 874 vôos domésticos foram cancelados, afetando 103.000 passageiros. Os trens não saíram das estações em uma grande área do oeste do Japão.

Tempestades e enchentes mataram ao menos 79 pessoas no país neste ano e provocaram centenas de milhões de dólares em prejuízos.




Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/370982/visualizar/