Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 20 de Outubro de 2004 às 09:07
Por: Daniel Dickinson

    Imprimir


Um leão acusado de matar 35 pessoas no sul da Tanzânia pode ter agido dessa forma devido a uma dor de dente, segundo pesquisadores de animais selvagens.

Eles dizem que o leão deixou de caçar búfalos e passou a caçar pessoas porque descobriu que a carne dos humanos era mais macia para mastigar e causava menos dor.

O leão atacou suas vítimas em oito vilas no distrito de Rufiji, em um período de 20 meses.

Ele foi morto em abril de 2004 perto da capital comercial do país, Dar es Salaam.

Cerca de 200 pessoas são mortas por ano por animais selvagens na Tanzânia, um terço delas por leões.

Mas este leão é o responsável pelo maior número de mortes de todos os tempos. E desde sua morte, pesquisadores começaram a tentar descobrir o que o levou a matar tanta gente.

Teoria

Segundo eles, quando o esqueleto do leão foi examinado, uma cárie profunda foi descoberta em um de seus dentes molares, que estava rachado em vários pedaços.

"Este leão provavelmente sentia muita dor, principalmente quando estava mastigando", disse Rolf Baldus, coordenador do programa GTZ, uma agência de cooperação de desenvolvimento alemã que trabalha há 17 anos com o governo da Tanzânia na proteção da vida dos animais selvagens.

"Ele provavelmente deixou de caçar animais selvagens como o búfalo porque a carne era dura e difícil de mastigar. Ele certamente achou mais fácil alcançar homens e era menos doloroso comê-los."

Esses estudos não têm qualquer prova científica.

Caçador

Segundo os pesquisadores, não são apenas leões mais velhos, que não conseguem mais caçar com eficiência, que passam a atacar pessoas.

O leão de Rufiji tinha apenas 3 anos e meio - um jovem adulto.

"Este leão provavelmente aprendeu a caçar humanos com a sua mãe quando era criança. Talvez ele tenha deixado de caçar humanos até o momento em que passou a ter dor de dente e então recomeçou", disse Baldus.

A população de leões na Tanzânia é uma das maiores na África. Isso se deve em parte às grandes áreas selvagens do país e em parte à política do governo da Tanzânia, que protege esses animais.

Até agora, a maioria dos ataques a humanos aconteceu no sul do país.




Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/371009/visualizar/