Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 20 de Outubro de 2004 às 07:10

    Imprimir


A Prefeita de Tangará da Serra, Ana Maria Monteiro de Andrade, esteve visitando na última quinta-feira pela manhã, o secretário adjunto e gerente de projetos do Interior da Secretaria de Segurança Pública do Estado, Sebastião Ribeiro da Silva Filho. Na oportunidade a prefeita esteve acompanhada da Secretaria Municipal de Indústria Comércio e Turismo, Maria do Carmo Caparroz, e da coordenadora do SINE – Sistema Nacional de Empregos, Eliane Cambi.

Em sua visita, a prefeita Ana Maria entregou ao secretário toda a documentação, inclusive a escritura do terreno onde será construído o Centro de Ressocialização Municipal. Segundo Ribeiro, a importância do terreno é que, a partir de agora, o Estado deve incluir no planejamento a construção destinada à nova unidade da cadeia pública municipal, visando tirar as instalações do centro da cidade.

Ainda de acordo com Ribeiro, faz-se necessário esclarecer que a nomenclatura de cadeia pública já é arcáica e hoje Tangará da Serra terá implantado um centro de ressocialização, que é uma nova modalidade e busca ressocializar os reeducandos, principalmente através do trabalho produtivo e educativo e realmente preparar e capacitar essas pessoas para mão-de-obra, fazendo com que eles sobrevivam e sejam auto-sustentáveis, para que não tenham necessidades de novamente voltar à delinqüência.

Em relação ao início das obras, Ribeiro disse não poder precisar a data, uma vez que a partir de agora a proposta será incluída no planejamento 2005, e o Estado, por sua vez, possui uma gama enorme de necessidades, e somente através de um planejamento é que se pode dizer quando será o início da obra e também a sua conclusão, dependendo exclusivamente do cronograma orçamentário.

Em relação ao espaço hoje utilizado para abrigar a Delegacia Regional e também a cadeia pública, Ribeiro destacou que já existe um projeto para Tangará da Serra de construção de um Centro Integrado de Segurança Pública e Cidadania, o qual deve ser financiado pelo Ministério da Justiça, através da Secretaria Nacional de Segurança Pública. “Neste ano foram construídos dois centros em Cuiabá, um em Rondonópolis e outro em Água Boa e para 2005, Tangará da Serra e Sinop serão os municípios contemplados. Portanto é um projeto de melhoria da Segurança Pública no Estado, o qual nós temos a pretensão de melhorar o atendimento do cidadão e também dentro do processo de integração, trazer no mesmo local a Polícia Civil, Polícia Militar, a Criminalística e onde for possível, também o Corpo de Bombeiros Militar, explicou”.

De acordo com Ribeiro, é necessário que se esclareça que o Centro Integrado é um projeto que depende de financiamento do Ministério da Justiça, portanto é necessário que se envie uma carta de intenções ao Ministério para a construção desse centro, em uma nova área ou ainda podendo se possível aproveitar a área existente no centro da cidade.

Para a prefeita Ana Maria, esses dois investimentos do Estado no que se refere à Segurança Pública é de suma importância para o município, pois estará retirando a cadeia do centro da cidade e com isso dando maior segurança a população. “Além da retirada da cadeia do centro da cidade é bom ressaltar que a partir da construção do centro de ressocialização, os reeducandos poderão executar tarefas que visam unicamente a sua reintegração à sociedade, e esse trabalho social só tem que ser elogiado, pois todo ser humano merece uma nova chance, e com certeza a administração municipal de Tangará da Serra será parceira nesse processo importante de desenvolvimento humano e social”.




Fonte: Diário da Serra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/371062/visualizar/