Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quarta - 20 de Outubro de 2004 às 06:34
Por: Tânia Monteiro

    Imprimir


Brasília - Em reunião no início da tarde, na Base Aérea de Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva enquadrou o Comandante do Exército, general Francisco Albuquerque, por causa da nota distribuída no domingo a respeito das fotos do jornalista Vladimir Herzog, e o resultado foi uma nova nota oficial na qual se reconhece que “não foi apropriada” a forma como a Força Terrestre tratou o episódio.

O novo texto, desta vez, foi aprovado não só pelo ministro da Defesa, José Viegas, como pelo próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva em uma segunda reunião dos dois, desta vez no Planalto.

Lula e Viegas haviam considerado "inaceitáveis" os termos da primeira nota, que classificou a publicação como revanchista. Com isso, o governo tenta encerrar a segunda crise com a área militar surgida este ano. A primeira, em maio, foi por questões salariais.

O novo texto, que chegou a ser discutido na reunião do Alto Comando do Exército, iniciada hoje, e que se prolongará por dois dias, foi assinado pelo comandante do Exército, general Francisco Albuquerque. Nela, o general diz que "o Exército lamenta a morte do jornalista WLADIMIR HERZOG" e ressalta que "cumpre relembrar que, à época, este fato foi um dos motivadores do afastamento do comandante militar da área, por determinação do presidente Geisel".



Em apenas 15 linhas, e ainda em tom conciliado, bem diferente do primeiro texto publicado domingo, o general acrescenta na nota que "para o bem da democracia e comprometido com as leis do nosso País, o Exército não quer ficar reavivando fatos de um passado trágico que ocorreram no Brasil".

A seguir, leia a íntegra da nota:

"O Exército Brasileiro é uma Instituição que prima pela consolidação do poder da democracia brasileira. O Exército lamenta a morte do jornalista WLADIMIR HERZOG. Cumpre relembrar que, à época, este fato foi um dos motivadores do afastamento do comandante militar da área, por determinação do Presidente Geisel.



Portanto, para o bem da democracia e comprometido com as leis do nosso país, o Exército não quer ficar reavivando fatos de um passado trágico que ocorreram no Brasil.

Entendo que a forma pela qual esse assunto foi abordado não foi apropriada, e que somente a ausência de uma discussão interna mais profunda sobre o tema pôde fazer com que uma nota do Centro de Comunicação Social do Exército não condizente com o momento histórico atual fosse publicada. Reitero ao Senhor Presidente da República e ao Senhor Ministro da Defesa a convicção de que o Exército não foge aos seus compromissos de fortalecimento da democracia brasileira.

General-de-Exército Francisco Roberto de Albuquerque

Comandante do Exército"




Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/371073/visualizar/