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Economia
Terça - 19 de Outubro de 2004 às 17:13

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Um maior número de opções de produtos natalinos na área alimentícia, combinado com estabilidade econômica, deverá fortalecer as vendas de final de ano no setor de supermercados. É o que estima o presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), João Carlos de Oliveira.

Uma sondagem da Abras, feita junto a cinqüenta empresas do setor, que representam 20% do movimento de vendas, indica que 73,5% dos entrevistados acreditam em aumento no número de pedidos. Como ainda faltam muitas informações do setor, o levantamento mostra apenas uma prévia de como será o comportamento de fornecedores. O volume de vendas físicas deverá crescer de 10% a 15%.

Dos demais pesquisados, 24,5% manifestaram intenção de manter as encomendas em um nível igual ao de 2003. Apenas 2% afirmaram que suas compras serão inferiores às do ano passado. No caso de brinquedos, 39% pretendem repor estoques, comprando em média 22% a mais. Já 52% vão manter os mesmos volumes.

Quanto à oferta de aves, a maioria dos consultados respondeu que tem a intenção de ampliar seus estoques, alguns investindo mais em chester, outros em peru e frangos congelados. O mesmo ocorre em relação a carnes, panetone e frutas nacionais da época.

O quadro ainda é apontado como promissor para produtos importados, em razão da melhora econômica do país e da estabilidade do dólar, segundo a Abras.

Com base nas projeções otimistas, João Carlos de Oliveira informou que o número de postos de trabalho temporários deve crescer, alcançando em torno de 20 mil a 25 mil contratações. Em 2002, considerado um ano ruim, havia 719 mil empregados no setor. No ano seguinte, o número de empregados chegou a 740 mil. Neste ano, a previsão é superar a barreira dos 750 mil.




Fonte: Agência Brasil

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