Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 18 de Outubro de 2004 às 08:41

    Imprimir


O presidente de Belarus, Alexandr Lukashenko, com 86,2% dos votos, ganhou o referendo constitucional que pode lhe permitir ficar no poder até o fim da vida, segundo dados oficiais divulgados hoje, segunda-feira, pelas autoridades da república eslava. A chefe da Comissão Eleitoral Central (CEC) de Belarus, Lidia Yermoshina, anunciou que a participação na consulta de ontem, que coincidiu com as eleições parlamentares, foi de 89,7% do eleitorado.

De acordo com os dados oficiais, 77,3% dos eleitores apoiaram a proposta de Lukashenko de eliminar da Constituição o artigo que proibia um chefe de Estado de ocupar o cargo por mais de dois mandados consecutivos.

O procedimento para a introdução de emendas constitucionais por referendo determina que a proposta em questão seja aprovada por mais de 50% do eleitorado.

Às vésperas da consulta, todas as pesquisas independentes indicavam que faltariam entre 10% e 15% dos votos para Lukashenko conseguir a aprovação das emendas constitucionais. Por um acaso ou não, a oposição já denunciava fraude antes mesmo da votação.

"As cédulas falsas já estão preenchidas", dizia ontem o deputado bielo-russo Vladimir Parfenovich.




Fonte: Agência EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/371465/visualizar/