Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Domingo - 17 de Outubro de 2004 às 04:30

    Imprimir


São Paulo - O instituto Datafolha divulgou neste sábado a segunda pesquisa sobre a preferência dos eleitores para o segundo turno das eleições em São Paulo. Segundo o levantamento, José Serra, do PSDB, tem 52% das intenções de voto, enquanto Marta Suplicy, do PT, leva 40%. A diferença de 12 pontos percentuais entre os dois é a mesma de uma semana atrás, quando Serra tinha 51% e Marta, 39%. Cada um ganhou, portanto, um ponto percentual. A margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.

Segundo a pesquisa, 67% dos eleitores acham que Serra ganhará a eleição e 23% acham que Marta vencerá (9% não sabem). E 37% dos que votam na prefeita acham que o tucano vencerá a eleição. Entre os que votam na prefeita, a maioria (52%) crê numa virada de Marta. Entre os que pretendem votar no tucano, 92% acham que ele será eleito. A pesquisa foi feita na sexta-feira, antes do reinício do horário eleitoral da TV. Para os que viram o debate televisivo na quinta-feira passada, 51% acham que Serra venceu; e 35%, que Marta se saiu melhor.

De acordo com a consultora do Grupo Estado para análises eleitorais, Fátima Pacheco Jordão, a pesquisa demonstra que não houve grandes mudanças em relação à pesquisa anterior. De acordo com ela, o ganho de 1 ponto percentual para cada candidato é "estatisticamente insignificante. Para ela, o estudo ainda não mostra a influência do horário eleitoral, já que as entrevistas foram feitas antes do reinício dos programas.

Para Fátima, a campanha de ataques do PT ao candidato a vice-prefeito de Serra, Gilberto Kassab, não surtiu efeito entre os eleitores. "A campanha não dá informações precisas sobre Kassab, opina. Kassab foi secretário de Planejamento de Celso Pitta, ex-prefeito com baixos índices de popularidade. A consultora também não acredita que o apoio de Paulo Maluf a Marta influenciou os eleitores. "É um apoio débil, já que Marta não aceita Maluf no palanque, por exemplo", afirma Fátima. A pesquisa do Datafolha demonstra que 81% dos eleitores de Maluf acreditam na vitória de Serra. O levantamento foi realizado no dia 15 de outubro, com 1.756 entrevistados. No primeiro turno, Serra teve 43,56% dos votos válidos; Marta ficou com 35,82%.




Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/371563/visualizar/