Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sábado - 16 de Outubro de 2004 às 14:58
Por: Evandro Fadel

    Imprimir


Curitiba - A universitária paranaense Anna Paula Caldeira completou 20 anos no dia 7. Uma festa de aniversário como muitas outras que se realizam diariamente no Brasil, não fosse ela o primeiro bebê de proveta do Brasil e da América Latina. A técnica foi uma das marcas revolucionárias da medicina no País - seis anos antes Louise Brown, o primeiro bebê fertilizado "in vitro" no mundo, tinha nascido na Inglaterra.

A mãe de Anna Paula, Ilza, casada pela segunda vez, não podia mais ter filhos - já tinha cinco do primeiro casamento -, em razão de uma peritonite pós-parto, que resultou na retirada das trompas. Ela topou dar o "passo ousado na época" pelas mãos do médico paulista Milton Nakamura, falecido em 1997, vítima de queda acidental. "Fui abençoada sob todos os aspectos", afirma Ilza.

Cursando o quarto ano de Nutrição na PUC-PR, Anna Paula tem aulas de sapateado três vezes por semana, freqüenta academia quase todos os dias, formou-se em francês e já passou um ano nos Estados Unidos. "Levo uma vida supernormal", afirma. "Não tenho nenhuma vantagem nem desvantagem."

Para o especialista do Centro de Reprodução Humana do Instituto Paulista de Ginecologia e Obstetrícia, Arnaldo Cambiaghi, nos últimos 20 anos as técnicas de Reprodução Assistida tiveram um grande avanço, principalmente no Brasil. "Podemos ser considerado referência na área", afirma. Segundo ele, muitos pacientes vêm do exterior em busca da experiência brasileira no setor que, muitas vezes, consegue índices superiores de sucesso em relação a outros países.





Fonte: AE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/371591/visualizar/