Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 13 de Outubro de 2004 às 16:45

    Imprimir


Foi aberta na manhã desta quarta-feira (13.10) a Semana Estadual da Alimentação Saudável. O evento tem como meta mobilizar a população, transmitir informações sobre a prevenção de doenças e deficiências nutricionais e chamar a atenção para a prática de uma alimentação saudável. Cerca de 200 servidores participaram da abertura. A Semana Estadual de Alimentação foi organizada pela Secretaria de Estado de Saúde (Ses) com a parceria da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

A técnica de Alimentação e Nutrição da Saúde, Claudia Maria Ourives, disse que "a alimentação saudável começa com os servidores, passa pelas escolas estaduais, pelos que praticam o esporte e pela população em geral". Por isso, a abertura do evento foi realizada no pátio da Secretaria. "Buscamos fazer a abertura da semana com os servidores pois eles contribuem para a divulgação da política estadual de alimentação e nutrição atingindo o maior número de pessoas, além de ser uma forma de interação entre os servidores", disse.

A preocupação da Saúde com a qualidade da alimentação será reforçada no penúltimo dia da semana (15.10), na Praça Ipiranga, em Cuiabá. Será realizada uma avaliação nutricional que identificará índices de massa corpórea (nível de obesidade), serão apresentados filmes sobre alimentação saudável e qualidade de vida, prática de ginástica aeróbica e técnicos da Saúde darão dicas de como se comprar alimentos saudáveis, entre outras informações.

O encerramento da semana será no Parque Mãe Bonifácia no sábado (16.10). As atividades incluirão a participação da Superintendência de Alimentação Escolar, da Seduc, em que oficinas de aproveitamento e manipulação de alimentos demonstrarão a importância da alimentação saudável. Haverá degustação de lanches saudáveis, pintura em papel, oficina de leitura, distribuição de picolés de frutas naturais , passeata com as crianças e animação de bonecos de alimentos gigantes."Esperamos a partir dessas atividades fortalecer as práticas de uma alimentação saudável e ensinar as pessoas sobre a utilização adequada dos alimentos, evitando o desperdício", esclareceu a responsável pela área técnica de alimentação e nutrição, Gláubia Rocha.

Os técnicos da área de alimentação e nutrição da Ses, esperam a partir dessa semana orientar as pessoas sobre os hábitos alimentares com qualidade e sobre a prática de uma alimentação saudável, dando preferência aos alimentos regionais, na tentativa de conscientizar a melhor forma de se prevenir doenças e ter uma vida saudável alimentando-se corretamente."Pretendemos a partir dessa ação pontual conscientizar crianças, jovens e adultos sobre a importância do valor nutricional e a utilização integral dos alimentos visando uma boa alimentação e com qualidade de vida", enfatizou Gláubia Rocha.

A área técnica de alimentação e nutrição da Saúde está em funcionamento desde março de 2004 ligado a Superintendência de Atenção Integral à Saúde, numa ação da Ses visando mudar indicadores de saúde, reduzindo a incidência de doenças relacionadas com as carências alimentares, bem como, com as doenças relacionadas com o excesso de determinados alimentos como açúcares e sal levando os indivíduos a desenvolver pressão alta e diabetes, o que culminaria com necessidades de internações de alta complexidade em UTIs e necessidades de cirurgias de custo elevado, como cirurgias cardíacas, entre outras.

A área técnica visa à reestruturação da política da nutrição dentro das diretrizes das ações do Programa de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN). O Programa possui uma visão mais ampliada, englobando todas as classes sociais independente de gênero ou raça, não atentando somente a desnutrição, mas dando subsídios para uma vida saudável para toda população do Estado."A nossa estratégia de trabalho é atingir todos os ciclos de vida sobre as práticas e hábitos alimentares saudáveis", conclui o superintendente de atenção integral à saúde Victor Rodrigues.




Fonte: Ses-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/372125/visualizar/