Repórter News - reporternews.com.br
Tecnologia
Terça - 12 de Outubro de 2004 às 15:26
Por: Norma Nery

    Imprimir


O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) se unem para combater a exclusão digital no setor, considerada uma das maiores barreiras do comércio no mundo, gerar 44 mil empregos e manter outros 120 mil postos de trabalho. As duas instituições lançarão hoje o Programa de Estímulo ao Uso de Tecnologias da Informação em Micro e Pequenas Empresas, no último dia de realização da 45ª Convenção Nacional do Comércio Lojista, que reúne perto de quatro mil participantes no Claro Hall, na Barra da Tijuca.

O programa prevê investimentos da ordem de R$ 6 milhões e tem como objetivo orientar os pequenos lojistas na aquisição equipamentos, estimular a criação de linhas de crédito e articular a criação de uma rede institucional de suporte para as empresas. Integra também a proposta a criação da Universidade Corporativa do Varejo, a UNIVAREJO, que vai funcionar por meio de cursos à distância sobre tecnologia de informação. O convênio será assinado às 17h pelo presidente do Sebrae, Silvano Gianni, e pelo presidente da CNDL, Carlos Henrique Levandowski.

O programa será desenvolvido em dois anos. Em novembro começarão os primeiros cursos para os lojistas dos estados do Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Pernambuco. Em seguida, a programação será para os estados de Goiás, Espírito Santo, Bahia, Piauí, Santa Catarina e Distrito Federal. A expectativa é de que 250 mil lojistas se inscrevam.

O comércio responde por 49,6% das empresas atuantes no mercado. Entre as 2,3 milhões de empresas formais, quase a totalidade, cerca de 98% são de pequenas e microempresas, que muitas vezes não têm computador, uma realidade que está presente em várias cidades brasileiras e que difere das grandes redes e dos grandes centros comerciais, segundo estudo da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas.




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/372367/visualizar/