Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 06 de Outubro de 2004 às 15:11

    Imprimir


Para o vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), Rui Otoni Prado, a redução nos repasses dos recursos para custeio da safra 04/05 "atingem em cheio o novo ciclo, atrasa a compra de insumos e como o mercado das commodities está ruim, essa demora prejudica e compromete tanto a produção quanto a produtividade da safra de soja, que está sendo preparada neste momento", analisa.

Prado explica que, pelo menos na região de Campo Novo do Parecis, onde planta, a expectativa era de que houvesse um aumento de até 15% na área plantada, "isso há 90 dias, agora estimo que em função de tantos problemas, isso não se confirme", aponta. Na safra passada, a região cultivou 370 mil hectares de soja e para o novo ciclo alguns sojicultores já iniciaram o plantio.

Prado alerta que menos recursos implicam não apenas na redução de área plantada, mas em transtornos em todas as etapas do trabalho da lavoura.

"Mais do que nunca a rentabilidade tem de ser obtida pelo produtor, nesta nova safra. Com recursos escassos (como em todo ano) e agora atrasados, os reflexos disso vão desaguar na redução de fertilizantes e insumos em geral, ou seja, a falta do uso de tecnologias, vai implicar em produtividades menores. Será mais um ônus para o produtor", desabafa Prado.




Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/373015/visualizar/