Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 05 de Outubro de 2004 às 15:49

    Imprimir


Ao que tudo indica o velho setor de cobranças das empresas deve começar a perder espaço. Isto porque a tecnologia atualmente permite a recuperação de crédito baseada em plataformas gerenciais dos processos de cobrança. É o caso de um novo recurso tecnológico disponível para as empresas.

Como o brasileiro é considerado um povo que, apesar das dificuldades, se esforça para pagar suas dívidas, surgiu a necessidade de se buscar soluções que pudessem dinamizar a atividade de cobrança. A pioneira no mercado é a SysOpen, empresa que desenvolveu o SysRec, um software para ser utilizado pela própria empresa ou por uma empresa terceirizada.

Recuperação de crédito é facilitada

Profissionais do setor afirmam que, com a ação de cobrança por parte das empresas, o índice de recuperação de crédito é sempre elevado de forma significativa. Atendendo a esta demanda, o novo software poupa todos os esforços da empresa no sentido de se recorrer a uma equipe de cobrança, uma vez que controla e automatiza todos os processos, partindo do contato com devedores até a renegociação da dívida.

Uma outra vantagem do programa é que ele reconhece todas as normas do sistema financeiro brasileiro, o que facilita as condições de pagamentos e renegociações dos débitos, ao passo que os cálculos são todos feitos de acordo com estas normas.

Ao mesmo tempo em que se realiza a renegociação, ou pagamento integral da dívida, o programa permite "limpar" o nome do devedor na praça, ou seja, ele reabilita, ou se for o caso, negativa, o nome do consumidor tanto na Serasa como no SPC (Serviço de Proteção ao Crédito).

Esta facilidade permite acabar com o velho problema enfrentado por muitas pessoas, que pagavam suas dívidas, mas continuavam com seus nomes incluídos nas listas de restrição de crédito. Pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC) este processo é de responsabilidade dos bancos de dados das empresas de restrição ao crédito, que devem reabilitar o nome em 5 dias, mas não é o que se percebe na prática em grande parte dos casos.




Fonte: UOL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/373112/visualizar/