Repórter News - reporternews.com.br
Polícia Brasil
Terça - 28 de Setembro de 2004 às 09:16

    Imprimir


O major PM Marcos Roberto Sovinski e o cabo Sebastião Gualberto foram presos ontem sob a acusação de serem os supostos executores do adolescente Yuri Lourenço da Silva, no município de Jaciara. O pedido de prisão partiu do Ministério Público (MP), que ainda destacou no pedido que após as investigações houve indícios de uma possível incidência de atividades típicas de grupo de extermínio. O crime aconteceu há quatro anos em uma praça localizada na frente da Estação Rodoviária de Jaciara.

Segundo o MP, na ocasião foi instaurado um inquérito policial para a apuração dos fatos, mas as investigações realizadas pouco contribuíram para a elucidação do crime e somente agora, após esforço conjunto de membros da Polícia Judiciária Civil (PJC), Promotoria Criminal do município e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), foi possível reunir provas contundentes que apontaram o major e o cabo como supostos executores do adolescente.

“Não é difícil avaliar o porquê do presente inquérito policial nunca ter sido submetido a uma investigação verdadeira e isenta. Ambos requeridos encontram-se há muitos anos lotados em Jaciara e possuem grande poder, influência política e social com efetivos instrumentos de intimidação e desvirtuamento da própria atividade perfectória”, ressaltou o MP.

Marcos Roberto, na condição de tenente, capitão e major da PM, comandou a 3ª Companhia da PM de Jaciara por cerca de oito anos. Ele já responde a coação penal referente a um outro assassinato ocorrido em julho de 2001, cuja vítima, Washington dos santos Ribeiro, também era menor.

Depoimentos colhidos durante as investigações demonstram a existência de uma lista de pessoas que estavam marcadas para morrer, dentre as quais figurava o nome da vítima assassinada em 2000. O MP também requereu autorização para a efetivação de busca e apreensão nos veículos e residências dos militares. Há duas semanas, o major foi afastado do cargo que ocupava em Jaciara até ser preso.




Fonte: Folha do Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/373919/visualizar/