Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 27 de Setembro de 2004 às 11:10

    Imprimir


A Índia está se preparando para comemorar o aniversário de 350 anos de seu mais famoso monumento turístico, o Taj Mahal.

Um selo especial será lançado e os principais músicos do país se preparam para fazer um megashow.

Balões e pombas serão soltos ao ar, além de uma competição de pipas.

As festividades começaram com as autoridades indianas do Estado de Uttar Pradesch dando as boas-vindas aos turistas que se aglomeraram em torno do mausoléu de mármore.

O Taj Mahal foi construído pelo imperador Shah Jahan como uma tumba para sua esposa favorita, Mumtaz Mahal, e, somente no ano passado, recebeu mais de 3 milhões de visitantes.

Decepção

Alguns turistas, no entanto, estavam decepcionados com as celebrações.

"Estávamos esperando festas para a noite toda, mas não vejo nada aqui", disse Alain Appel, um turista da Suíça, à Associated Press.

Um dos motivos para as comemorações mais discretas é a relutância da Suprema Corte da Índia para permitir cerimônias no Taj Mahal desde um concerto de música pop, em 1996, quando o monumento teria sido danificado.

As festas neste ano, portanto, estão sendo realizadas em Agra Fort, a cerca de 2 km de distância do Taj Mahal.

As autoridades turísticas também planejaram reabrir o monumento nas noites de lua cheia durante as festividades, mas isso dependerá da permissão da Suprema Corte.

O governo federal proibiu a entrada de turistas desde 1984, quando estava lutando contra militantes no Estado de Punjab.

O governo temia que os insurgentes atacassem o Taj Mahal.

Sua abertura, contudo, dificilmente ocorrerá, já que não é permitido também que se use luz artificial dentro do prédio para não danificá-lo.

O aniversário do Taj Mahal ocorre ainda em meio à polêmica em relação a sua data de construção.

Alguns acadêmicos insistem que o monumento estava pronto no final de 1643 ou no início de 1644, então, o aniversário de 350 anos teria ocorrido há uma década.




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/373958/visualizar/