Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 27 de Setembro de 2004 às 09:28
Por: EDUARDO BRAMBILLA

    Imprimir


Plano de saúde do Governo do Estado já atende o servidor em sua residência.

O MT Saúde, plano de saúde criado pelo governador Blairo Maggi para atender os servidores públicos estaduais, já oferece a seus usuários o serviço de home care, que possibilita ao paciente receber o tratamento médico em sua residência. Uma equipe formada por um médico, um enfermeiro e fisioteraupeuta atende o usuário em seu domicílio em situações em que é necessário um acompanhamento médico mais cuidadoso.

O primeiro usuário do MT Saúde a ser atendido pelo home care é o aposentado Tácito Tocantins Lobo, 75 anos. Lobo teve um acidente vascular cerebral (ACV), popularmente conhecido por derrame, e estava internado em um hospital de Cuiabá. Como o tratamento demanda tempo, foi transferido para sua residência, onde é assistido 24 horas por um auxiliar de enfermagem. Ele recebe ainda, periodicamente, a visita de um médico, fisioterapeuta e enfermeiro.

A filha do senhor Tácito, Célia Botelho, 47 anos, afirma que o tratamento em casa é muito mais vantajoso para o paciente e que o ambiente doméstico propicia melhorias na saúde de quem está enfermo. "Ficar muito tempo no hospital é muito cansativo, fora o risco de infecção hospitalar". Célia elogia a forma como seu pai está sendo tratado pela equipe médica do MT Saúde. "Eles são muito atenciosos".

A auxiliar de enfermagem Natalícia da Cruz, que estava assistindo o aposentado, explica que em casa o paciente se adapta melhor. "Em sua residência, o paciente fica mais calmo, além de reagir melhor ao tratamento". Natalícia conta que Tácito não consegue dormir sem ter alguma pessoa ao seu lado, por isso ela fica sentada em um banquinho perto da cama do paciente, para que ele consiga descansar.

"O serviço de home care é bom tanto para o paciente quanto para o plano de saúde. O paciente sente-se bem melhor em casa, recebendo todo carinho e conforto da sua família, e tende a recuperar-se mais rapidamente. O plano, por seu lado, reduz seus custos com despesas de internação hospitalar", afirma o presidente do MT Saúde, Yuri Bastos Jorge, ao justificar a implantação do serviço.

Tácito Lobo é usuário do MT Saúde desde julho. Ele foi incluído no plano como dependente de sua esposa, que é aposentada pelo Estado. O casal não estava satisfeito com o plano de saúde comercial que tinham e resolveram aderir ao MT Saúde, em decorrência da ampla cobertura do plano. "O plano que eles tinham era muito limitado", pondera Célia.

Para que o paciente seja tratado em home care é preciso que o médico esteja em concordância, que a família aceite receber o familiar enfermo e também que a casa que abrigará o doente esteja em condições de recebê-lo. Os pedidos são levados ao MT Saúde, que avalia a possibilidade de tratar o paciente fora do hospital, desde que mantendo o mesmo padrão de atendimento.




Fonte: MT Saúde

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/373967/visualizar/