Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 26 de Setembro de 2004 às 14:09

    Imprimir


O furacão Jeanne destelhou casas, um hospital e um abrigo de emergência e deixou quase dois milhões de pessoas sem energia neste domingo, ao atingir regiões do estado da Flórida que já sofreram com o furacão Frances há três semanas. O Jeanne, que marcou o recorde de quatro furacões em apenas uma temporada, perdeu força aos poucos conforme se movimentou para o interior, depois de atingir a costa Atlântica com chuvas e ventos ferozes, matando pelo menos uma pessoa e arrancando árvores.

As cidades amanhecerem com galhos, pedaços de alumínio e de telhados e outros destroços nas ruas. Em algumas áreas, carros foram submersos pelas enchentes.

Na manhã deste domingo a tempestade atingia a região central da Flórida com ventos de 160 quilômetros por hora e chuvas.

No ponto máximo da tempestade, 300 pessoas com necessidades especiais, como idosos, tiveram que ser retiradas de um abrigo de emergência no condado de Brevard, depois que o furacão começou a arrancar o telhado, disse um porta-voz. Um motorista de caminhão morreu quando seu trator e trêiler capotaram atingidos pelos ventos.

O olho do furacão Jeanne chegou à Flórida perto do local onde o Frances atingiu ¿ na extremidade da Ilha Hutchinson Island ¿ com ventos de 193 quilômetros por hora.

Ainda é muito perigoso sair para avaliar os danos, disse Tom Christopher, do serviço de emergência do Condado de St. Lucie, o mais atingido pelo Jeanne.

A empresa de energia Florida Power & Light Co., a maior da região, informou que quase dois milhões de pessoas ficaram sem luz e que levará até três semanas para restaurar o fornecimento por completo.

O prefeito de Stuart, Jeff Krauskopf, disse que um hospital perdeu metade do telhado, mas que os 50 pacientes estão seguros.

Nas últimas seis semanas, a Flórida foi atingida pelos furacões Charley, em 13 de agosto, Frances, em 5 de setembro, e Ivan, em 16 de setembro. O número de mortos nos Estados Unidos é de 108 e as perdas seguradas são de US$ 17,8 bilhões.

É a primeira vez, desde que os dados começaram a ser medidos, em 1851, que quatro furacões atingem a Flória durante a temporada de furacões no Atlântico, que vai de junho a novembro.

Como tempestade tropical, Jeanne matou pelo menos 2.000 pessoas no Haiti, e 31 na República Dominicana e Porto Rico, há uma semana. Na Flórida, 3 milhões de pessoas tiveram que deixar suas casas.

O furacão Jeanne deverá chegar à cidade de Tampa neste domingo, segundo meteorologistas.




Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/373991/visualizar/