Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 25 de Setembro de 2004 às 15:38

    Imprimir


O fóssil de um réptil marinho com presas e um longo pescoço que viveu há 230 milhões de anos foi encontrado no sudeste da China. Só o pescoço do dinossauro já tinha 1,70 metro de comprimento, a altura de um ser humano.

A criatura, Dinocephalosaurus orientalis, é supostamente o primeiro membro marinho de um grupo diversificado de répteis chamados de protossauros.

A descoberta foi noticiada na revista Science por Chun Li, da Academia Chinesa de Ciências.

Os protossauros eram caracterizados por um pescoço longo e uma coluna vertebral alongada.

É possível, segundo os pesquisadores, que a cabeça pequena do Dinocephalosaurus orientalis e seu pescoço longo permitissem que ele se aproximasse de suas presas discretamente, antes que elas se assustassem com suas grandes dimensões e fugissem.

Os cientistas também sugerem que o animal tivesse o equivalente a "guelras" em seu pescoço que permitiriam que o réptil "engolisse" as ondulações na água causadas pelo seu movimento e com isso avançasse em direção a sua presa sem que ela percebesse.

Dinocephalosaurus orientalis significa "terrível lagarto com cabeça do Oriente".

"Esta é uma pesquisa importante porque nós finalmente explicamos a função deste estranho pescoço longo", disse Olivier Rieppel, co-autor do artigo na Science.

"Ele permitia um ataque quase perfeito à presa, normalmente peixes e lulas."

Os cientistas dizem que o fóssil será comparado ao de criaturas semelhantes do Oriente Médio e da Europa para que se reflita sobre as estratégias para a caça, evolução e diversidade dos protossauros.




Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/373997/visualizar/