Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Sábado - 25 de Setembro de 2004 às 15:19
Por: PAMELA MURAMATSU

    Imprimir


Trabalhadores rurais do município de Barra do Garças (509 km a Leste de Cuiabá) estão participando do curso de operadores de máquinas e implementos agrícolas. As aulas começaram no dia 22 de setembro e vão até o dia 30 deste mês. São 72 alunos que estão recebendo treinamento em operação e manutenção de tratores, preparo de solo, plantio, colheita de soje e noções sobre ética e cidadania, direito do trabalho e previdência social. O curso inclui aulas práticas e teóricas e ocorre no Parque de Exposição da cidade.

O curso faz parte do Projeto "Parceria Rural", realizado pela Secretaria de Trabalho, Emprego e Cidadania (Setec), em parceria com Empaer, INSS, Delegacia Regional do Trabalho (DRT), indústrias de máquinas e implementos agrícolas, Prefeituras e sindicatos rurais. Em Porto Alegre do Norte o projeto conta com a parceria do sindicato rural da cidade e do Sine do município. O órgão foi o responsável pela seleção dos trabalhadores, os quais terão aulas em período integral, com almoço incluído.

Depois de Barra do Garças, o curso será executado Alto Garças, Itiquira, Cuiabá e Cáceres. Em 2004 já foram qualificados mais de 800 operadores de máquinas e implementos agrícolas, em oito cidades e a grande maioria dos treinandos conseguiram emprego em alguma fazenda. Desde sua implantação em 2003, o projeto já capacitou mais de 1,5 mil trabalhadores.

De acordo com a secretária Terezinha Maggi, o Estado demanda de mão-de-obra capacitada na operação e manutenção de tratores. "Se não capacitarmos os trabalhadores de Mato Grosso estes postos de trabalho que a agropecuária abre em nosso Estado serão ocupados por pessoas vindas de outros Estados", frisou a secretária, que, ao final do curso, entrega uma carta de apresentação assinada pelo governador Blairo Maggi e por ela, contendo a carga horária do curso e os módulos nos quais eles foram capacitados, como forma de incentivo para conseguir uma vaga de emprego.

As empresas parceiras no projeto são Case New Holand, AGCO Massey Ferguson, Semeato, Valtra, Agritilage Baldan, Araguassu, Jacto, Tatu Marchesan, Solo Vivo Fertilizantes, Neiva Aviação, Jonh Deere, Dymak. Os parceiros são responsáveis pelo fornecimento das máquinas para aulas práticas, pelos instrutores e pela alimentação. Além das multinacionais, também são parceiros do projeto os sindicatos rurais e as prefeituras.




Fonte: Setec-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/374000/visualizar/